ACAPO APRESENTA SOFTWARE LAMBDA

Acesso de estudantes cegos à Matemática

A ACAPO apresenta hoje, dia 21, pelas 15h, na sede da Direcção Nacional, Rua de S. José n.º 86, 1.º andar 1150-324 LISBOA, o software LAMBDA.

PROGRAMA
15h00 Introdução e Apresentação do projecto Lambda
16h00 Exercícios práticos dirigidos aos estudantes / professores/ formadores que seguirão a implementação.

Será fornecido um CD com o protótipo do programa. Haverá postos de trabalho disponíveis. Solicitamos a todos os estudantes que possuam um PC portátil que o tragam.

O consórcio europeu de investigação LAMBDA - Linear Access to Mathematic for Braille Device and Audio-synthesis (Um acesso à Matemática de forma linear por meio de dispositivos braille e/ou síntese de voz) desenvolveu um software para facilitar o acesso de estudantes cegos à matemática desde o nível de ensino básico ao universitário.

Esta implementação aplicar-se-á em primeiro lugar à utilização do software LAMBDA para aceder e trabalhar, de forma integral ou parcial, aos conteúdos leccionados nos programas escolares de Matemática. Posteriormente será solicitado aos utilizadores que realizem algumas actividades simples e que preencham um questionário. O consórcio fornecerá aos que colaborarem na implementação um programa Lambda gratuito e posteriores actualizações e uma licença de utilização do produto final.
Há que atender aos requisitos necessários para a utilização do software em particular o conhecimento da Grafia Matemática Braille e um domínio do PC no tratamento de texto.
Para informações adicionais: http://www.lambdaproject.org/

 

Data de introdução: 2005-10-21



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.