ACAPO APRESENTA SOFTWARE LAMBDA

Acesso de estudantes cegos à Matemática

A ACAPO apresenta hoje, dia 21, pelas 15h, na sede da Direcção Nacional, Rua de S. José n.º 86, 1.º andar 1150-324 LISBOA, o software LAMBDA.

PROGRAMA
15h00 Introdução e Apresentação do projecto Lambda
16h00 Exercícios práticos dirigidos aos estudantes / professores/ formadores que seguirão a implementação.

Será fornecido um CD com o protótipo do programa. Haverá postos de trabalho disponíveis. Solicitamos a todos os estudantes que possuam um PC portátil que o tragam.

O consórcio europeu de investigação LAMBDA - Linear Access to Mathematic for Braille Device and Audio-synthesis (Um acesso à Matemática de forma linear por meio de dispositivos braille e/ou síntese de voz) desenvolveu um software para facilitar o acesso de estudantes cegos à matemática desde o nível de ensino básico ao universitário.

Esta implementação aplicar-se-á em primeiro lugar à utilização do software LAMBDA para aceder e trabalhar, de forma integral ou parcial, aos conteúdos leccionados nos programas escolares de Matemática. Posteriormente será solicitado aos utilizadores que realizem algumas actividades simples e que preencham um questionário. O consórcio fornecerá aos que colaborarem na implementação um programa Lambda gratuito e posteriores actualizações e uma licença de utilização do produto final.
Há que atender aos requisitos necessários para a utilização do software em particular o conhecimento da Grafia Matemática Braille e um domínio do PC no tratamento de texto.
Para informações adicionais: http://www.lambdaproject.org/

 

Data de introdução: 2005-10-21



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...