UDIPSS PORTO

“Continuidade na mudança” é a aposta da nova presidente Maria José Menezes

À semelhança de outras Uniões Distritais, a UDIPSS Porto também foi a votos e tem agora uma nova presidência, apesar de ser alguém que conhece bem a casa por dentro.
Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na sede da instituição, a nova presidente da União portuense, Maria José Menezes, reafirmou que, para o mandato que assumiu no dia 12 de janeiro, a sua aposta é numa “continuidade na mudança”, afirmando-se atenta às necessidades das IPSS associadas, visando a melhoria do serviço que prestam, no sentido de “melhorar a vida de cada uma das pessoas que servem, nem que seja por uma hora dessa vida”.
“Queremos ir um pouco mais longe e tentarmos ser igualmente fonte de inspiração”, defendeu a novel presidente da Direção, que avançou a ideia de realização de um Congresso, no sentido de inspirar as instituições, que estas criem pontes e deem a conhecer o bom trabalho que fazem.
“Temos de levar as boas ideias a todos, para que todos se possam apropriar delas”, sustentou.
Maria José Menezes deixou uma palavra ao cónego José Lopes Baptista, pela “perseverança e resiliência”, ele que está de regresso aos órgãos sociais da UDIPSS Porto, que já liderou, agora nas funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Perante o testemunho do presidente da CNIS, padre Lino Maia, do vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, e da diretora-adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Maria Rosário Loureiro, entre muitos representantes de instituições associadas, tomaram posse:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - José Lopes Baptista (Centro Social das Antas, Porto); 1.ª Secretária - Helena Pinhal (Centro Social e Paroquial de Matosinhos, Matosinhos); 2.º Secretário - Jorge Barreirinho (Centro Social e Paroquial de Navais, Póvoa de Varzim).
Conselho Fiscal
Presidente - Joaquina Patrício Oliveira Fernandes Inácio (Centro Social de Ermesinde, Valongo); 1.ª Relatora - Maria Inês Pinho Teixeira da Rocha Santos (Obra de Nossa Senhora das Candeias, Porto); 2.º Relator - Pedro Joaquim da Cunha Magalhães (Associação de Solidariedade Social de Nespereira, Lousada); Suplente - Mariana Dolores (Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, Porto).
Direção
Presidente - Maria José da Costa Miranda Menezes (Centro Social das Antas, Porto); Vice-presidente - Manuel Fernando Soares da Silva (Centro Social e Paroquial de Alfena, Valongo); Tesoureiro - Manuel António Moreira Teixeira (Fundação Santo António, Marco de Canaveses); Secretária - Teresa Paula Machado Costa (CSPFA – Centro Social Paroquial Frazão-Arreigada, Paços de Ferreira); Vogal - Bárbara da Silva Ferreira de Barros (Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, Matosinhos); 1.º Suplente - Sérgio António Lopes Ferraz da Rocha (Centro Social de Recesinhos, Penafiel); 2.º Suplente - Mário Augusto de Oliveira Dias (APPACDM de Vila Nova de Gaia).

INAUGURAÇÃO

A anteceder a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da UDIPSS Porto, houve um de homenagem e reconhecimento, com a inauguração do Auditório Cónego José Lopes Baptista, na sede da União.
A aposta do cónego José Lopes Baptista na manutenção e renovação da sede social da União Distrital é assim reconhecida pelos seus pares, tendo o ato contando com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que benzeu o novo espaço.
O Bispo do Porto dirigiu uma palavra “a todos os presentes, dedicam grande parte, ou até mesmo a totalidade, da sua vida ao bem comum”, lembrando que “bons exemplos também arrastam” e sublinhando o “bom exemplo” que as instituições e os seus trabalhadores e voluntários transmitem à sociedade, “recebendo, muitas vezes, críticas como forma de pagamento”.
O espaço inaugurado acolheu, de seguida, a cerimónia de tomada de posse e D. Manuel Linda aproveitou a ocasião para “desejar força” aos novos eleitos para que incentivem as IPSS a continuar o seu caminho de “solidariedade, generosidade e fraternidade”, para além das reivindicações junto do Estado.
“Atribuímos ao Estado todas as responsabilidades, mas ele não pode dar seguimento a todas as necessidades”, sustentou.

 

Data de introdução: 2023-02-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.