RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

CRIA acompanha famílias do Concelho de Abrantes

O Centro de Recuperação Infantil de Abrantes é a actual entidade responsável pelo desenvolvimento das acções de acompanhamento do Rendimento Social de Inserção para o concelho de Abrantes. São sessenta agregados familiares de todo o concelho, numa fase inicial com maior incidência na zona sul, que irão contar com o apoio técnico e acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, tendo como objectivo a progressiva autonomia destas famílias.
Para a concretização deste projecto de intervenção social o Centro de Recuperação Infantil de Abrantes e o Centro Distrital de Segurança Social assinaram recentemente o protocolo que formaliza esta parceria, por um período de dois anos. 

As famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção foram sinalizadas pelos serviços da Segurança Social, cabendo agora à equipa de técnicos do CRIA a reavaliação de todos os processos, efectuar visitas domiciliárias, elaborar o programa de inserção para cada uma destas famílias e fazer um acompanhamento de proximidade de todo o processo de inserção.
Para o efeito, a Instituição conta com uma equipa multidisciplinar de técnicos, constituída por uma técnica de serviço social, educadora social, psicólogo clínico, gestora e assistente administrativa. O Centro Distrital de Segurança Social prestará apoio técnico e financeiro à Instituição para o desenvolvimento das acções de acompanhamento. 

Elaborar o relatório social, negociar e elaborar o programa de inserção, acompanhar e avaliar a integração social e profissional das famílias beneficiárias do Rendimento de Inserção Social é a aposta deste grupo de trabalho que, semestralmente, terá que apresentar ao Núcleo Local de Inserção relatórios de progresso de cada agregado familiar. 

Por seu lado, o Centro Distrital Segurança Social fará, em articulação com o Núcleo Local de Inserção, a avaliação semestral da acção do CRIA tendo em conta a progressiva autonomia dos beneficiários. 

Às famílias é exigido que cumpram plano de inserção que for traçado de acordo com a sua situação e a sua participação activa em todo o processo, contando sempre com o necessário apoio especializado, nomeadamente na melhoria dos níveis de auto-estima, auto-confiança e de responsabilização familiar, social e profissional. 

O Centro de Recuperação Infantil de Abrantes assume, com esta parceria, um novo projecto de apoio à comunidade na área da intervenção social.

 

Data de introdução: 2005-11-17



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...