RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

CRIA acompanha famílias do Concelho de Abrantes

O Centro de Recuperação Infantil de Abrantes é a actual entidade responsável pelo desenvolvimento das acções de acompanhamento do Rendimento Social de Inserção para o concelho de Abrantes. São sessenta agregados familiares de todo o concelho, numa fase inicial com maior incidência na zona sul, que irão contar com o apoio técnico e acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, tendo como objectivo a progressiva autonomia destas famílias.
Para a concretização deste projecto de intervenção social o Centro de Recuperação Infantil de Abrantes e o Centro Distrital de Segurança Social assinaram recentemente o protocolo que formaliza esta parceria, por um período de dois anos. 

As famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção foram sinalizadas pelos serviços da Segurança Social, cabendo agora à equipa de técnicos do CRIA a reavaliação de todos os processos, efectuar visitas domiciliárias, elaborar o programa de inserção para cada uma destas famílias e fazer um acompanhamento de proximidade de todo o processo de inserção.
Para o efeito, a Instituição conta com uma equipa multidisciplinar de técnicos, constituída por uma técnica de serviço social, educadora social, psicólogo clínico, gestora e assistente administrativa. O Centro Distrital de Segurança Social prestará apoio técnico e financeiro à Instituição para o desenvolvimento das acções de acompanhamento. 

Elaborar o relatório social, negociar e elaborar o programa de inserção, acompanhar e avaliar a integração social e profissional das famílias beneficiárias do Rendimento de Inserção Social é a aposta deste grupo de trabalho que, semestralmente, terá que apresentar ao Núcleo Local de Inserção relatórios de progresso de cada agregado familiar. 

Por seu lado, o Centro Distrital Segurança Social fará, em articulação com o Núcleo Local de Inserção, a avaliação semestral da acção do CRIA tendo em conta a progressiva autonomia dos beneficiários. 

Às famílias é exigido que cumpram plano de inserção que for traçado de acordo com a sua situação e a sua participação activa em todo o processo, contando sempre com o necessário apoio especializado, nomeadamente na melhoria dos níveis de auto-estima, auto-confiança e de responsabilização familiar, social e profissional. 

O Centro de Recuperação Infantil de Abrantes assume, com esta parceria, um novo projecto de apoio à comunidade na área da intervenção social.

 

Data de introdução: 2005-11-17



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...