SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE MIRANDELA

Seis idosos morreram e 25 ficaram feridos em incêndio no Lar Bom Samaritano

O Instituto da Segurança Social (ISS) abriu um processo de averiguação após o incêndio que deflagrou na madrugada de sábado no lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, que matou seis idosos e deixou 25 feridos.

Fonte oficial do ISS confirmou, afirmando que "o Centro Distrital de Bragança da Segurança Social está, em articulação com a autarquia, a autoridade de saúde e as entidades policiais, a prestar todo o apoio necessário aos idosos e famílias e acompanhou a sua transferência".

O instituto destacou ainda que "pelo que foi possível apurar pelos serviços, até ao momento, o estabelecimento cumpria o plano de segurança de acordo com as disposições legais e 10 minutos antes tinha sido efetuada uma visita aos quartos".

Do total de 25 feridos, 20 já tiveram alta hospitalar, como adiantou hoje à Lusa o provedor da instituição, Adérito Gomes. Dos cinco utentes ainda internados, um permanece nos cuidados intensivos do hospital de Bragança e quatro no hospital de Mirandela, todos vítimas da inalação de fumo, sem queimaduras.

O responsável estima que os quatro utentes internados em Mirandela terão alta em "um ou dois dias".

Um curto-circuito num colchão anti-escaras, elétrico, terá sido o causador de um incêndio que no sábado matou seis idosos, três carbonizados e outros três por inalação de fumo, no lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. O fogo fez 25 feridos

 

Data de introdução: 2025-08-18



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...