Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante, sita em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, inaugurou oficialmente a Creche Lobitos, nova resposta social com capacidade para 45 petizes.
A nova creche da instituição, criada no âmbito do PRR, funciona na antiga Escola Cimo da Serra, na rua de Dom Miguel, entrou em funcionamento no passado dia 1 de setembro e acolhe, para já, 36 crianças. E como o edifício, cedido pela Câmara Municipal de Gondomar, ainda tem algumas áreas devolutas, a Associação Vai Avante pretende ali instalar um Centro de Dia.
“Hoje é um dia feliz para mim”, começou por dizer Fernando Duarte, presidente da Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante, que na sua intervenção deixou uma palavra para todos os parceiros, mas também aos trabalhadores e aos pais.
“Com a Creche Feliz todas as crianças têm oportunidade, os pais podem ir trabalhar descansados, porque sabem que os seus filhos estão em segurança”, afirmou Fernando Duarte, sublinhando que “a Creche Feliz foi das melhores coisas que se fizeram neste país”.
Depois de agradecer à autarquia o apoio e a cedência das instalações, cujo “piso superior é para o Centro de Dia, porque os idosos também precisam de apoio”, o líder da Vai Avante deixou um recado para os governantes: “Os nossos trabalhadores têm de ser recompensados devidamente, pelo que as comparticipações do Estado têm de aumentar”.
Antes de terminar, dizendo, “aos pais, os nossos funcionários amam os vossos filhos”, Fernando Duarte deixou uma palavra à CNIS: “O padre Lino Maia deu um impulso muito grande ao sector e luta muito pelas IPSS”.
As primeiras palavras do presidente da CNIS foram para “sublinhar a importância desta instituição”, porque “a Vai Avante vai muito na frente”.
“Se não fosse o dinamismo e a carolice dos dirigentes da Vai Avante, S. Pedro da Cova teria mais dificuldades”, afirmou, acrescentando: “Orgulho-me de ter esta instituição como associada da CNIS”.
De seguida, o padre Lino Maia, que surgiu revigorado após um período de doença, elogiou “a boa articulação entre a instituição e a autarquia”, porque “esta ligação é muito importante” e “nem todas as Câmaras são assim”.
“Obrigado por darem as mãos a esta instituição, porque, afinal, estamos todos interessados no mesmo, ou seja, o bem das pessoas”, sustentou, dirigindo-se ao edil de Gondomar.
No seguimento do que Fernando Duarte havia dito, o presidente da CNIS lembrou que, “desde a primeira hora, estive com a Creche Feliz e houve momentos que a medida esteve para abortar, mas demos as mãos e aí está ela”.
“O presidente da Vai Avante sublinhou a conciliação da vida profissional com a vida familiar como uma vantagem da Creche Feliz, mas há um outro aspeto que gostaria de sublinhar. É que a creche é um grande elevador social, é um dos grandes meios de combate à pobreza, em especial a hereditária”, argumentou.
Pegando noutro aspeto referido por Fernando Duarte, o presidente da CNIS reforçou a ideia de que “há necessidade de revisão do decreto-lei que limita os mandatos dos órgãos sociais das IPSS, porque há dificuldade em encontrar novos dirigentes”.
Na cerimónia de inauguração, que se iniciou com a bênção das instalações, pelo pároco de S. Pedro da Cova, padre Tiago Dias, e uma breve visita às mesmas, estiveram presentes Luís Filipe Araújo, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maria do Rosário Loureiro, diretora-adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Rosalina Martins, presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Paulo Santos, vice-presidente do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Maria José Miranda, presidente da União Distrital das IPSS do Porto, entre muitos outros convidados, como funcionários e pais.
Pedro Vasco Oliveira (texto e fotos)
Não há inqueritos válidos.