REESTRUTURAÇÃO

Casa Pia de Lisboa

O Conselho de Ministros aprovou, dia 15, os princípios do processo de reestruturação da Casa Pia de Lisboa, estabelecendo um regime institucional transitório, no qual Catalina Pestana se mantém como provedora da instituição.

«Catalina Pestana mantém-se no cargo de provedora da Casa Pia de Lisboa, competindo-lhe a representação protocolar e em juízo daquela instituição», referiu o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Em comunicado, o Conselho de Ministros refere, no entanto, que ficam «extintos» os cargos de provedor adjunto da Casa Pia de Lisboa.

Quanto ao processo de reestruturação da Casa Pia, Pedro Silva Pereira indicou que a resolução aprovada hoje «dá seguimento às instruções dadas pelo Conselho Técnico Científico da Casa Pia de Lisboa», estrutura liderada pelo ex-ministro da Educação, Roberto Carneiro.

O comunicado do Conselho de Ministros diz ainda que o processo de reestruturação terá um «período de transição de um ano, prorrogável por mais quatro meses», que se caracteriza pela criação de um modelo institucional e transitório, que se desenvolverá numa primeira fase pela tentativa de «conjugar a gestão corrente da instituição com a preparação das soluções institucionais e pedagógicas a adoptar em termos definitivos».

 

Data de introdução: 2005-12-28



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...