APELO

Casa do Caminho pede ajuda à sociedade civil

A Casa do Caminho, primeira unidade de emergência infantil do Norte de Portugal, apelou à solidariedade da sociedade civil, já que os apoios da Segurança Social cobrem apenas 45 por cento das despesas.

"Em anos anteriores, conseguimos angariar o suficiente para cobrir a diferença, em parte devido aos contributos obtidos na época de Natal, e esperamos repetir agora esse cenário", disse no dia 19 à LUSA Maria da Luz, directora da instituição sedeada em Matosinhos.

A responsável afirmou que um "bom indício" de que isso vai acontecer é o facto de várias empresas estarem a canalizar para a Casa do Caminho as verbas que em anos anteriores destinavam a ofertas de Natal aos seus clientes.

Outras, como a cadeia hoteleira Sheraton, estão a colaborar com a Casa do Caminho na organização de jantares de angariação de fundos.

Autarquias, paróquias e grupos particulares costumam também oferecer donativos, em dinheiro ou bens, à Casa do Caminho, instituição que funciona 24 horas, sete dias por semana, e acolhe actualmente 60 crianças entre os zero e os três anos de idade, por indicação do Tribunal de Menores.

Desde que começou a funcionar, em 1990, a associação Casa do Caminho já acolheu cerca de 400 crianças.

O trabalho ali desenvolvido visa criar condições para que as crianças voltem ao seio da família biológica ou, se isso se revelar inviável, sejam encaminhadas para a adopção.

 

Data de introdução: 2005-12-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...