SAÚDE

Mais de 225 utentes podem ganhar médico de família

O Ministério da Saúde vai apostar na criação das Unidades de Saúde Familiar, de modo a conseguir conceder médicos de família para mais 225 mil pessoas. Neste cenário ficaria ainda meio milhão de utentes sem qualquer clínico ao seu dispor.O funcionamento das Unidades de Saúde Familiar foi explicado à TSF pelo coordenador do projecto, Luís Pisco, que defende um novo método que permitará nomear um médico de família para os utentes.

Os médicos serão os mesmos, tudo vai depender da boa vontade dos profissionais de saúde, que neste sistema terão que trabalhar mais, mas também ficarão a ganhar melhor.

«Aquilo que estas unidades vão permitir é um alargamento voluntário das listas de utentes por parte dos médicos de família. Por exemplo, um médico em vez de ter 1500 utentes na sua lista de uma forma voluntária poderá aumentar o número de pessoas que inscreve na sua lista até 2000», adiantou.

«A ideia será através de um sistema remuneratório diferente ligar a remuneração ao desempenho, deixará de ser indiferente como é até agora o número de doentes que cada médico tem e também a composição desta lista», adiantou.

Mas a nova forma de organização dos profissionais que trabalham nos centros de saúde não afecta apenas os médicos, implica também os enfermeiros e administrativos, na medida em que a aposta será na criação de equipas para gerir as unidades em causa.

As primeiras 100 Unidades de Saúde Familiar deverão estar em funcionamento daqui a dois meses.

Jorge Silva, do Sindicato Independente dos Médicos, vê com bons olhos a medida, na medida em que permite aos médicos ganharem mais, mas tem dúvidas sobre a adesão à medida destes profissionais. 

Fonte: TSF

 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

Magnifica Humanitas

Na encíclica, Leão XIV dirige o olhar da Igreja para uma pergunta decisiva do nosso tempo: o que acontece com o homem quando a tecnologia passa a influenciar a própria compreensão da realidade, da verdade e da dignidade humana? 

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Da inserção à fiscalização dos pobres
O Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração legislativa que cria a Prestação Social Única, substituindo diversas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Para uma “Magnífica Humanidade”
Não vou abordar o conteúdo específico da Encíclica “Magnifica Humanitas”, do atual Papa, “sobre a salvaguarda da pessoa humana na Era da...