IMIGRAÇÃO

É preciso desmascarar a exploração da imigração

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, o bispo de Beja, António Vitalino, apelou ao respeito por todas as culturas e religiões, de forma a alcançar-se a "sociedade integrada".

Na sua mensagem às comunidades cristãs por ocasião do 92ª Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que se assinala domingo, o bispo defendeu que "só crescendo numa forte consciência de comunidade linguística e na mesma identidade cultural poderá haver diálogo recíproco em igualdade e verdade na única comunidade local".

"Diante da grande pressão migratória que o país enfrenta, a Igreja apresenta como urgentes e novos os seguintes desafios: ir além das respostas de emergência social para assumir o diálogo entre culturas e religiões e partir ao encontro da fé, dos valores e património cultural dos imigrantes", indica na mensagem.

Para o bispo António Vitalino, o homem "não se deve contentar com encontros e celebrações avulsas e esporádicas, como tem vindo a acontecer no Natal e na Páscoa, mas constituir em certos lugares comunidades de fé - mesmo se de rito ou confissão cristã diferente - para estudar a Palavra, celebrar os sacramentos, reforçar os valores da família e da solidariedade".

Na mensagem, o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana considera que "em Portugal há uma imigração que é preciso desmascarar nos agentes que a promovem, como é a exploração das mulheres na indústria do sexo pago".

Por isso, convida todos a "continuar vigilantes para que os direitos humanos, culturais e religiosos dos migrantes sejam respeitados".

13.01.2006

 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...