PONTE DE LIMA

Intervenção nos défices cognitivos: novos avanços

A 23 e 24 de Março de 2006, no Auditório do Hotel do Golfe em Ponte de Lima, realiza-se a reunião “INTERVENÇÃO NOS DÉFICES COGNITIVOS: NOVOS AVANÇOS.

A intervenção nos Défices Cognitivos modificou-se, consideravelmente, nos últimos anos.
Assim, ganha hoje uma importância crescente a intervenção delineada a partir do perfil desenvolvimental da criança (perfil desenvolvimental objectivo, observado em determinado momento, e perfil desenvolvimental previsível a médio e a longo prazo, conceptualizado a partir do fenótipo desenvolvimental e comportamental sindromático).

Assim, um bebé com Trissomia 21, de 6 meses de idade, poderá necessitar, para além de um programa de intervenção precoce com carácter generalista, de um programa estruturado de discriminação auditiva ou de um programa estruturado de sinalização gestual. A mesma criança, aos 18 meses de idade, poderá beneficiar com um programa estruturado para o ensino dos pré-requisitos da leitura. E aos 6 anos, poderá ser necessário proporcionar, à mesma criança, um programa estruturado para o treino da grafomotricidade ou um programa estruturado para o treino da compreensão leitora.

Com a disponibilidade crescente de programas estruturados para áreas especificas de desenvolvimento infantil, os critérios de decisão, relativamente aos conteúdos e estratégias do programa de intervenção ganham novos contornos, aspecto que será recorrentemente abordado ao longo da reunião.

No que concerne à forma dos programas estruturados de intervenção, os promotores da reunião, por razões que se prendem com a concentração, a disponibilidade e a acessibilidade da informação, incentivaram os autores das diferentes comunicações a apresentarem programas informáticos originais.

A inscrição para esta reunião é de 125 Euros. Caso esteja interessado, envie os seus dados pessoais e um cheque à ordem da APPT21 para:
APPT21
Rua Dr. José Espírito Santo, Lote 49, Loja 1
1950-094 Lisboa

O número de inscrições no local da reunião é limitado. Caso pretenda reservar a sua inscrição é favor contactar o secretariado através do 21 839 42 22 (Manuela Franks ou Alexandra Galante)

Para consultar o programa da reunião visite www.appt21.org.pt

 

Data de introdução: 2006-03-17



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...