PONTE DE LIMA

Intervenção nos défices cognitivos: novos avanços

A 23 e 24 de Março de 2006, no Auditório do Hotel do Golfe em Ponte de Lima, realiza-se a reunião “INTERVENÇÃO NOS DÉFICES COGNITIVOS: NOVOS AVANÇOS.

A intervenção nos Défices Cognitivos modificou-se, consideravelmente, nos últimos anos.
Assim, ganha hoje uma importância crescente a intervenção delineada a partir do perfil desenvolvimental da criança (perfil desenvolvimental objectivo, observado em determinado momento, e perfil desenvolvimental previsível a médio e a longo prazo, conceptualizado a partir do fenótipo desenvolvimental e comportamental sindromático).

Assim, um bebé com Trissomia 21, de 6 meses de idade, poderá necessitar, para além de um programa de intervenção precoce com carácter generalista, de um programa estruturado de discriminação auditiva ou de um programa estruturado de sinalização gestual. A mesma criança, aos 18 meses de idade, poderá beneficiar com um programa estruturado para o ensino dos pré-requisitos da leitura. E aos 6 anos, poderá ser necessário proporcionar, à mesma criança, um programa estruturado para o treino da grafomotricidade ou um programa estruturado para o treino da compreensão leitora.

Com a disponibilidade crescente de programas estruturados para áreas especificas de desenvolvimento infantil, os critérios de decisão, relativamente aos conteúdos e estratégias do programa de intervenção ganham novos contornos, aspecto que será recorrentemente abordado ao longo da reunião.

No que concerne à forma dos programas estruturados de intervenção, os promotores da reunião, por razões que se prendem com a concentração, a disponibilidade e a acessibilidade da informação, incentivaram os autores das diferentes comunicações a apresentarem programas informáticos originais.

A inscrição para esta reunião é de 125 Euros. Caso esteja interessado, envie os seus dados pessoais e um cheque à ordem da APPT21 para:
APPT21
Rua Dr. José Espírito Santo, Lote 49, Loja 1
1950-094 Lisboa

O número de inscrições no local da reunião é limitado. Caso pretenda reservar a sua inscrição é favor contactar o secretariado através do 21 839 42 22 (Manuela Franks ou Alexandra Galante)

Para consultar o programa da reunião visite www.appt21.org.pt

 

Data de introdução: 2006-03-17



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...