ANGRA DO HEROÍSMO

Misericórdia promove apoio mais completo

A Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo lança, a partir de Outubro, um novo programa de apoio domiciliário, dotado de novos serviços, anunciou o provedor da instituição. 

António Marcos explicou tratar-se de uma iniciativa que pretende colmatar as necessidades dos idosos, permitindo-lhes a resolução de dificuldades inerentes à idade. Acima de tudo, sublinha o responsável, o objectivo é manter o idoso na sua casa com acompanhamento especializado. 

“Este programa pretende criar condições de acompanhamento ao domicílio, evitando ou retardando o internamento em lares de idosos e em hospitais, diminuindo a dependência o máximo possível e estabelecer, de preferência, a independência, mantendo ou restaurando a autonomia do idoso”, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. 

O novo serviço, além do apoio de técnicos especializados, prestará serviços de avaliação nutricional, fornecimento de refeições diárias, higiene individual e da habitação, serviços de enfermagem, apoio médico, serviços de fisioterapia, apoio social, animação e terapia ocupacional, apoio e acompanhamento psicológico, e resolução de tarefas de índole doméstica (pagamento de contas de água, luz e telefone, compras, pequenos arranjos ao nível da carpintaria, canalizações, entre outros).

PROCURA AUMENTA 

Para alcançar os seus objectivos, a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo espera envolver as entidades oficiais, nomeadamente o Governo Regional, as Instituições de Solidariedade Social, as autarquias, as famílias, Casas do Povo, Centros de Saúde, além do voluntariado. 

Na origem desta iniciativa, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, está a crescente procura do apoio à terceira idade, que se vem verificando nos Açores, nomeadamente no concelho de Angra do Heroísmo. 

António Marcos sublinhou que esta tendência pode ser invertida com o aparecimento de programas de apoio que vão mais além da simples entrega de refeições e higiene pessoal dos idosos. 

As equipas multidisciplinares serão a génese deste programa, que envolve psicólogos, educadoras sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas, padres, técnicos de fisioterapia e reabilitação, auxiliares, e voluntários. 

Actualmente, o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo assiste 200 pessoas. O serviço de apoio ao domicílio presta assistência a 30 idosos, servindo mais de 150 refeições. 

17 de Setembro de 2004
Fonte: Diário Insular

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...