Dia Nacional da Esclerose Múltipla

Uma Resolução do Conselho de Ministros instituiu o dia 4 de Dezembro como o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla (PcEM).

O texto da referida Resolução salienta que, passamos a citar, "Com a institucionalização de um Dia Nacional visa-se a consciencialização pública da esclerose múltipla, doença crónica do sistema nervoso central, que constitui a segunda causa de incapacidade em jovens.
Pretende-se, deste modo, criar um momento em que, anualmente, sejam publicamente abordadas a condições de saúde e qualidade de vida das pessoas que padecem daquela doença, bem como alertar para a necessidade do seu diagnóstico precoce, permitindo, assim, a prestação de cuidados antecipatórios que possam retardar a sua evolução natural."
Fim de citação.

Esta resolução é fruto de uma proposta que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - SPEM fez à Tutela no Verão de 2005.

 

Data de introdução: 2006-09-11



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...