POBREZA

Portugal adere à iniciativa "Levanta-te contra a Pobreza"

Universidades, organizações juvenis e câmaras municipais portuguesas vão aderir a uma iniciativa mundial para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que consiste em conseguir com que milhares de pessoas se levantem contra este fenómeno. A iniciativa "Levanta-te contra a Pobreza" da campanha Pobreza Zero, visa levantar milhares de pessoas no mundo inteiro, durante um minuto, entre as 11:00 de domingo e as 11:00 de segunda-feira.

Mais de 900 organizações internacionais em coordenação com organizações e movimentos sociais de base em mais de 100 países querem assim "promover a maior mobilização de sempre na história da luta contra a pobreza no mundo".

O número de participantes a nível mundial deverá ser contabilizado para divulgação terça-feira, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza" e a grande inovação desta acção é o desafio proposto às pessoas para criarem o seu próprio evento "levanta-te", fazendo-o espontaneamente.

Uma vez realizado, o evento deverá ser registado no formulário on-line disponível no "site" www.pobrezazero.org , sendo o número mundial de participantes anunciado terça-feira pelas Nações Unidas.

O objectivo quantitativo desta acção é conseguir estabelecer um novo record mundial para o livro do Guiness, conseguindo chamar a atenção dos governantes para a necessidade de continuar a luta contra a pobreza global e cumprir com os objectivos do Milénio.

Em 2000, 191 estados da Organização das Nações Unidas assumiram oito compromissos, sendo o mais importante a erradicação da pobreza extrema e da fome tendo em conta que essa é a causa de morte diária de cerca de 30 mil crianças.

A pobreza continua a ser uma dos mais graves problemas do mundo. Um quinto da população mundial sobrevive em condições de extrema pobreza, dispondo de menos de 0,85 euros por dia. Em Portugal um quinto dos cidadãos vive no limiar da pobreza.

O Dia Internacional será também assinalado em Portugal pela Associação CAIS com a criação de um jogo interactivo e de um peça de teatro encenada na Praça da Figueira, em Lisboa.

O jogo interactivo no endereço http://contrapobreza.cais.pt representa 13 situações relacionadas com a temática da pobreza (envelhecimento, educação, racismo, violência doméstica, fome, alcoolismo, SIDA, tuberculose, mortalidade infantil, trabalho infantil, desemprego, desigualdade social e desigualdade entre géneros), desafiando o jogador a identificar numa imagem as referidas representações, que se encontram pouco visíveis.

O objectivo máximo da iniciativa é, para além de fazer com que as pessoas o reenviem automaticamente para o maior número de amigos, envolver também a Presidência do Conselho de Ministros, como forma de manifesto.

Na terça-feira, o Grupo de Teatro da Universidade Lusíada, em parceria com a CAIS, vai encenar na Praça da Figueira, em Lisboa, algumas das situações vistas no jogo.

15.10.2006

 

Data de introdução: 2006-10-15



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...