4 DE DEZEMBRO DE 2006

Jornadas do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla é uma realidade. O próximo dia 4 de Dezembro será o primeiro de muitos dedicados à consciencialização da sociedade portuguesa para a necessidade de melhorar os cuidados prestados aos portadores de esclerose múltipla.
Nesse sentido, a SPEM organiza as “Primeiras Jornadas do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla”, subordinadas ao tema “A Pessoa com Esclerose Múltipla na Família e na Sociedade”, pretendendo reunir todos os seus associados num dia de celebração da consagração institucional da relevância atribuída às problemáticas relacionadas com a Esclerose Múltipla.

A decorrer em Lisboa e com a duração de um dia, estas Jornadas têm como objectivo juntar doentes, familiares, profissionais de saúde e representantes institucionais envolvidos no diagnóstico, tratamento e na prestação de cuidados aos portadores da doença. A troca de experiências, testemunhos e pontos de vista entre oradores e participantes permitirá promover um melhor conhecimento sobre a patologia e sobre que meios e opções terapêuticas estão disponíveis para aumentar a qualidade de vida de doentes e cuidadores

No âmbito destas Primeiras Jornadas do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla será abordado um conjunto vasto de sub-temas relacionados com o impacto da doença nas capacidades físicas e de desempenho sócio-profissional do indivíduo portador de Esclerose Múltipla e no agregado familiar, relacionados com as opções terapêuticas disponíveis e com a rede institucional de cuidados existente.

Este encontro tem também como objectivo expor a necessidade de uma participação de todos para uma intervenção positiva e multidisciplinar no tratamento da EM, adequada nas diversas formas e nas diferentes fases da doença.

Privilegiando o contacto com públicos institucionais e com os poderes instituídos, a SPEM tem vindo a procurar sensibilizá-los para as necessidades e carências específicas dos doentes com EM e seus familiares. Com as “Primeiras Jornadas do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla: A Pessoa com Esclerose Múltipla na Família e na Sociedade” a SPEM reforça o empenho continuado que tem demonstrado na divulgação de informação e das características da doença, do impacto da mesma, dos avanços terapêuticos nas necessidades de doentes e familiares com vista a obter cooperação para melhor acesso ao tratamento. Com esta iniciativa a SPEM mantém como principal prioridade conseguir proporcionar apoios adequados ao doente e familiar em complemento ou em colaboração com os Serviços de Saúde, Serviços de Acção Social, Autarquias, entre outros agentes sociais.

Para proporcionar uma maior projecção das temáticas a tratar nestas Jornadas, serão igualmente convidados os órgãos de comunicação social que, ao fazerem parte deste encontro, ajudarão a projectar para o público em geral a necessidade de uma intervenção precoce e mais eficaz, garantindo assim dignidade e melhores condições de vida de todos os que convivem diariamente com a Esclerose Múltipla.

Dando continuidade à comemoração do Dia Nacional, que se quer abrangente e integradora, outras actividades posteriores serão programadas a nível distrital, levando a todo o país as mensagens de sensibilização que se pretendem transmitir. Desta forma, entre os dias 5 e 10 de Dezembro a SPEM continuará a chamar a atenção de toda a sociedade portuguesa para as necessidades específicas dos portadores de esclerose múltipla.

Consulte o programa anexo

 

Data de introdução: 2006-10-24



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...