REDE NACIONAL DE CIDADE COM MOBILIDADE PARA TODOS

Adesão de Vila Real

A Rede Nacional de Cidade com Mobilidade para Todos passou a incluir a Câmara Municipal de Vila Real. A autarquia Vila Real foi uma das primeiras cidades do país a aderir à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, uma iniciativa gerida pela Associação Portuguesa dos Planeadores do Território (APPLA) que prevê a "abolição das barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas" nas cidades.

Esta rede, criada no final do ano passado, já tem inscritos 40 municípios e no próximo ano deverão aderir mais 40. "A abolição das barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas constitui um objectivo inadiável das sociedades modernas e é a única via para tornar as cidades adequadas a todos os cidadãos, sem discriminações de qualquer natureza", salientou Pedro Silva, responsável pela APPLA.

A Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos pretende "planear a cidade" e definir acções que contribuam para a construção de cidades e vilas para todos.
A APPLA vai elaborar um Relatório de Situação e Programa de Intervenção, que deverá identificar as áreas que necessitam de intervenção, ficando a autarquia comprometida com a resolução de, pelo menos, 70 por cento dos problemas detectados no prazo de três anos.

Em Vila Real, a área a intervir corresponde ao centro histórico da cidade, zona do Pioledo e jardim da Carreira. O presidente da autarquia, Manuel Martins, anunciou que as primeiras intervenções a realizar serão na acessibilidade a alguns edifícios públicos da cidade, como os Correios ou Tribunal, a instalação de um elevador nos Paços do Concelho e melhoramento de passeios.

 

Data de introdução: 2004-09-26



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.