ACÇÕES DE FORMAÇÃO

Formação parental com o apoio da Gulbenkian

Termina a 28 de Setembro o concurso para acções de formação parental, do serviço de Saúde e Desenvolvimento da Fundação Gulbenkian, cujas propostas se destinem aos concelhos de Lisboa, Loures, Sintra e Setúbal. Após o projecto-piloto desenvolvido com a "Passo e Passo", a ideia é financiar projectos idênticos para famílias em risco.

"Os factores de risco são sinalizados - por hospitais, escolas, vizinhança, etc. -, apresentam-se os casos à Comissão ou ao Tribunal, as crianças são institucionalizadas e só aí se avalia se voltam à família ou não. Isto leva no mínimo um ano, o que é demasiado tempo", realça a directora da Associação, Fátima Schrek. "Por outro lado percebemos que há famílias com recursos, mas que sozinhas não conseguem ter a criança", adianta.

A receptividade traduz-se nos mais de 90% de adesão das famílias. Mais de metade das quais são monoparentais femininas e imigrantes, cujos companheiros são "população flutuante".

O apoio consiste em ajudar a pagar os livros escolares, a aviar receitas médicas ou a arranjar uma vaga num curso de formação, mas também a lidar com os outros elementos do agregado.

"Muitas vezes, o trabalho da 'Passo e Passo' é reencaminhar os casos, quando se trata de uma questão de legalização ou de toxicodependência, por exemplo", explica Luísa Vale, directora-adjunta do serviço de Saúde.

Por isso, os projectos que Ana Salgueiro (coordenadora deste concurso) espera analisar devem oferecer o préstimo de serviços de apoio em rede, com parcerias locais.

17.09.2007 Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2007-09-17



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...