IMIGRAÇÃO

Primeira rede social on-line criada em Espanha para os imigrantes ajuda na integração

A primeira rede social criada para os imigrantes residentes em Espanha já superou os 700 utilizadores de 20 nacionalidades desde a sua criação há dois meses, noticia a agência de notícias espanhola EFE. O fórum virtual "comunidadinmigrante.com" destina-se a promover a reflexão e o intercâmbio de experiências dos imigrantes residentes em Espanha e contribuir para a sua integração.

Este projecto pioneiro a nível europeu surgiu na cidade andaluza de Granada, no Sul da Espanha, e "em média é utilizado por cerca de 70 imigrantes por dia, na maioria cidadãos oriundos da América do Sul", explicou à agência EFE o fundador do portal, o espanhol Vicente José Marín. De acordo com o responsável, este fórum - onde cada utilizador pode criar o seu próprio perfil, adicionar uma descrição sobre a sua pessoa, gostos pessoais, fotografias ou música - surgiu para "fazer face a necessidade de identificação e comunicação que os imigrantes sentem quando chegam a Espanha".

Além da possibilidade que os imigrantes têm de conversar e interagir uns com os outros, "lembrar os seus países de origem, trocar conselhos ou reflectir sobre a sua situação em Espanha", o site alberga notícias, informação e eventos de interesse e também serve como meio de mobilização da comunidade, segundo o autor do projecto. "Os principais temas abordados no fórum estão relacionados com os problemas jurídicos que enfrentam, com a procura e obtenção de trabalho, autorizações de residência e outro tipo de documentação", explicou Vicente José Marín, que afirma que esta iniciativa ajuda na integração dos imigrantes.

29.02.2008

 

Data de introdução: 2008-03-01



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.