AMARANTE

187 jovens universitários iniciam Voluntariado em Abril

No âmbito do Programa Voluntariado Jovem, a Câmara Municipal de Amarante vai apoiar, pelo quarto ano consecutivo, 187 jovens universitários do Município com bolsas de estudo, após a análise de 273 candidaturas.

Este programa, com início a 1 de Abril, visa estimular o voluntariado, proporcionando, simultaneamente, àqueles que têm uma situação económico-familiar mais débil a oportunidade de prosseguirem estudos superiores. Os seus destinatários são jovens residentes no concelho há mais de dois anos, os quais devem reunir os seguintes requisitos: ter idade inferior a 30 anos; estar matriculados no ensino superior; manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e da do Município; apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior.

A afectação dos jovens ao serviço de voluntariado é feita de acordo com os seus tempos livres, oito horas por semana, podendo este período de tempo ser concentrado nos fins de semana, fins de tarde e períodos de férias. Em contrapartida, a Câmara de Amarante atribui-lhes uma bolsa mensal no valor de 100 euros.

As actividades de ocupação são diferenciadas em função das disponibilidades da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, abrangendo, designadamente, os seguintes domínios: Cultura (museu e biblioteca); Educação (apoio às actividades e tempos livres, salas de estudo, prolongamento de horários dos jardins de infância e colónias de férias); Desporto (pavilhão, piscinas e Complexo Desportivo da Costa Grande); Turismo (posto de turismo, visitas guiadas a grupos, apoio a eventos de natureza cultural e turístico); Acção Social (apoio a famílias desfavorecidas, toxicodependentes e alcoólicos); Organizacional (gabinete de projectos, comunicação, atendimento e relações públicas), Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social.

Os jovens que vão integrar o Programa de Voluntariado frequentam cursos na área das Ciências Sociais; Engenharias; Gestão, Contabilidade, Administração e Economia; Ensino-Educação e Ciências Naturais, designadamente.




 

Data de introdução: 2008-03-13



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...