AMARANTE

187 jovens universitários iniciam Voluntariado em Abril

No âmbito do Programa Voluntariado Jovem, a Câmara Municipal de Amarante vai apoiar, pelo quarto ano consecutivo, 187 jovens universitários do Município com bolsas de estudo, após a análise de 273 candidaturas.

Este programa, com início a 1 de Abril, visa estimular o voluntariado, proporcionando, simultaneamente, àqueles que têm uma situação económico-familiar mais débil a oportunidade de prosseguirem estudos superiores. Os seus destinatários são jovens residentes no concelho há mais de dois anos, os quais devem reunir os seguintes requisitos: ter idade inferior a 30 anos; estar matriculados no ensino superior; manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e da do Município; apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior.

A afectação dos jovens ao serviço de voluntariado é feita de acordo com os seus tempos livres, oito horas por semana, podendo este período de tempo ser concentrado nos fins de semana, fins de tarde e períodos de férias. Em contrapartida, a Câmara de Amarante atribui-lhes uma bolsa mensal no valor de 100 euros.

As actividades de ocupação são diferenciadas em função das disponibilidades da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, abrangendo, designadamente, os seguintes domínios: Cultura (museu e biblioteca); Educação (apoio às actividades e tempos livres, salas de estudo, prolongamento de horários dos jardins de infância e colónias de férias); Desporto (pavilhão, piscinas e Complexo Desportivo da Costa Grande); Turismo (posto de turismo, visitas guiadas a grupos, apoio a eventos de natureza cultural e turístico); Acção Social (apoio a famílias desfavorecidas, toxicodependentes e alcoólicos); Organizacional (gabinete de projectos, comunicação, atendimento e relações públicas), Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social.

Os jovens que vão integrar o Programa de Voluntariado frequentam cursos na área das Ciências Sociais; Engenharias; Gestão, Contabilidade, Administração e Economia; Ensino-Educação e Ciências Naturais, designadamente.




 

Data de introdução: 2008-03-13



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.