TRABALHO

Custo do trabalho aumenta menos em Portugal do que na UE no primeiro trimestre

O custo do trabalho em Portugal aumentou 2,9 por cento no primeiro trimestre do corrente ano, face ao mesmo período do ano anterior, percentagem inferior à registada na União Europeia (4,3) e na zona euro (3,3). O organismo responsável pelas estatísticas europeias com sede no Luxemburgo, Eurostat, publicou dados relativos ao custo horário do factor trabalho europeu, em termos nominais.

A evolução anual do custo do trabalho no primeiro trimestre em Portugal (2,9) variou consoante o sector económico: 1,8 na indústria, 2,5 na construção e 3,6 nos serviços.

Por outro lado, o crescimento anual do custo do trabalho português diminuiu, no primeiro trimestre do ano (2,9 por cento), em relação ao mesmo indicador no trimestre anterior (4,9).

O custo horário total do trabalho na zona euro aumentou ao ritmo anual de 3,3 por cento, em termos nominais, no primeiro trimestre de 2008, contra 2,9 no trimestre precedente.

Na UE, o aumento foi, respectivamente, de 4,3 e 3,6 por cento.

As duas principais componentes do custo do trabalho são os salários e subsídios inerentes a certos cargos e, por outro, os encargos extra-salariais.

15.06.2008

 

Data de introdução: 2008-06-16



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...