TRABALHO

Custo do trabalho aumenta menos em Portugal do que na UE no primeiro trimestre

O custo do trabalho em Portugal aumentou 2,9 por cento no primeiro trimestre do corrente ano, face ao mesmo período do ano anterior, percentagem inferior à registada na União Europeia (4,3) e na zona euro (3,3). O organismo responsável pelas estatísticas europeias com sede no Luxemburgo, Eurostat, publicou dados relativos ao custo horário do factor trabalho europeu, em termos nominais.

A evolução anual do custo do trabalho no primeiro trimestre em Portugal (2,9) variou consoante o sector económico: 1,8 na indústria, 2,5 na construção e 3,6 nos serviços.

Por outro lado, o crescimento anual do custo do trabalho português diminuiu, no primeiro trimestre do ano (2,9 por cento), em relação ao mesmo indicador no trimestre anterior (4,9).

O custo horário total do trabalho na zona euro aumentou ao ritmo anual de 3,3 por cento, em termos nominais, no primeiro trimestre de 2008, contra 2,9 no trimestre precedente.

Na UE, o aumento foi, respectivamente, de 4,3 e 3,6 por cento.

As duas principais componentes do custo do trabalho são os salários e subsídios inerentes a certos cargos e, por outro, os encargos extra-salariais.

15.06.2008

 

Data de introdução: 2008-06-16



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...