A mortalidade na Europa Ocidental diminuiu cerca de cinquenta por cento nas pessoas entre os 40 e os 70 anos, nos últimos cinquenta anos, revelou um estudo divulgado pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (INED). No caso das mulheres, a mortalidade diminuiu 54 por cento durante o período analisado. No sexo masculino a mortalidade diminuiu 39 por cento.
O INED explica que "embora promissores" os números oscilam consoante o país europeu analisado. Em 2006, por exemplo, a mortalidade entre os homens era a mais baixa na Suécia, Suíça e Noruega (17 a 18 por cento dos óbitos entre os quarenta e os setenta anos). No mesmo ano, na Finlândia, Dinamarca e França era a mais alta (22 a 24 por cento).
No caso das mulheres, a mortalidade é especialmente baixa em Espanha, Itália e Suíça (nove a dez por cento) e a mais elevada na Dinamarca, Reino Unido e Holanda (13 a 15 por cento).
Nos homens, o risco de morte por cancro é maior em França, Itália e Espanha e menor nos países nórdicos.
Curiosamente no caso das mulheres o risco de morte por cancro mais elevado é precisamente nos países nórdicos e menor em Espanha.
10.12.2008
Data de introdução: 2008-12-10