VELHICE

Mortalidade na Europa diminuiu cerca de cinquenta por cento

A mortalidade na Europa Ocidental diminuiu cerca de cinquenta por cento nas pessoas entre os 40 e os 70 anos, nos últimos cinquenta anos, revelou um estudo divulgado pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (INED). No caso das mulheres, a mortalidade diminuiu 54 por cento durante o período analisado. No sexo masculino a mortalidade diminuiu 39 por cento.

O INED explica que "embora promissores" os números oscilam consoante o país europeu analisado. Em 2006, por exemplo, a mortalidade entre os homens era a mais baixa na Suécia, Suíça e Noruega (17 a 18 por cento dos óbitos entre os quarenta e os setenta anos). No mesmo ano, na Finlândia, Dinamarca e França era a mais alta (22 a 24 por cento).

No caso das mulheres, a mortalidade é especialmente baixa em Espanha, Itália e Suíça (nove a dez por cento) e a mais elevada na Dinamarca, Reino Unido e Holanda (13 a 15 por cento).

Nos homens, o risco de morte por cancro é maior em França, Itália e Espanha e menor nos países nórdicos.

Curiosamente no caso das mulheres o risco de morte por cancro mais elevado é precisamente nos países nórdicos e menor em Espanha.

10.12.2008

 

Data de introdução: 2008-12-10



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.