CHILE

Bispos apelam à solidariedade aos empresários

A Igreja católica chilena apelou aos empresários para que dispensem o lucro nesta situação de crise

O bispo de San Bernardo considera que «devemos ser capazes de viver de modo mais sóbrio, para que muitos de nossos irmãos continuem a trabalhar e viver dignamente». Na mensagem desta quadra natalícia sob o tema «Ante a crise económica, uma proposta audaz», Juan Ignacio González Errázuriz defende que os empresários devem evitar demitir trabalhadores por causa da crise económica mundial.

Para reduzir os custos são necessários outros mecanismos, defende o prelado. «Renunciar aos benefícios será uma prova de que somos uma sociedade cristã, fundada nos valores da fé», assinala.

Os despedimentos têm colocado trabalhadores em desespero. E levam-nos a procurar «as igrejas para pedir comida para as suas famílias e alimentam-se nos nossos refeitórios».

O presidente da Conferência episcopal do país, Alejandro Goic Karmelic lançou um apelo «fraterno e respeitoso aos empresários, principalmente aos maiores, para que neste ano, que será difícil, façam todos os esforços para manter os empregos e criar uma sociedade mais justa e fraterna».


FONTE: FÁTIMA MISSIONÁRIA

 

Data de introdução: 2008-12-28



















editorial

Magnifica Humanitas

Na encíclica, Leão XIV dirige o olhar da Igreja para uma pergunta decisiva do nosso tempo: o que acontece com o homem quando a tecnologia passa a influenciar a própria compreensão da realidade, da verdade e da dignidade humana? 

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Da inserção à fiscalização dos pobres
O Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração legislativa que cria a Prestação Social Única, substituindo diversas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Para uma “Magnífica Humanidade”
Não vou abordar o conteúdo específico da Encíclica “Magnifica Humanitas”, do atual Papa, “sobre a salvaguarda da pessoa humana na Era da...