ACIDI

Lançamento do projecto Museu, Espelho Meu

Ao terminar o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) lança o projecto “Museu, espelho meu” em parceria com o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC, I.P.).

A sessão de apresentação tem lugar hoje, dia 20 de Janeiro, pelas 15h, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Av. 5 de Outubro, nº6/8, 1050-055 Lisboa), contando com as presenças da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos e da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse.

Coube ao IMC, I.P. a escolha dos nove museus participantes neste projecto, estando estes organizados em três circuitos.

No circuito do Porto: a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu do Papel-Moeda.

No circuito de Lisboa: a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje.

No Circuito do Algarve: o Museu Municipal de Faro e o Museu de Portimão.

Para cada um destes circuitos foram criadas três publicações dirigidas a crianças a partir dos 3 anos, a partir dos 6 anos e a partir dos 10 anos de idade. Uma décima publicação, comum aos três circuitos, que inclui um CD, é dirigida aos adultos que, em contexto familiar ou em contexto escolar, visitam os museus com as crianças e com os jovens.

Com estes GUIAS propõem-se um conjunto de pontos de partida para a construção de teias interpretativas, que espelhem o museu como espaço de representação identitária: individual, social, multicultural. Tecida por todos os seus visitantes, efectivos participantes no diálogo intercultural.

Qualquer processo de interpretação reflecte o seu sujeito e é por isso mesmo que o museu pode ser como um espelho para cada um dos seus visitantes.

Os GUIAS terão distribuição gratuita e estarão disponíveis nos nove museus participantes.


Local: Casa-Museu Guerra Junqueiro
20 de Janeiro de 2009
15h

 

Data de introdução: 2009-01-19



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...