ACIDI

Lançamento do projecto Museu, Espelho Meu

Ao terminar o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) lança o projecto “Museu, espelho meu” em parceria com o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC, I.P.).

A sessão de apresentação tem lugar hoje, dia 20 de Janeiro, pelas 15h, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Av. 5 de Outubro, nº6/8, 1050-055 Lisboa), contando com as presenças da Secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos e da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse.

Coube ao IMC, I.P. a escolha dos nove museus participantes neste projecto, estando estes organizados em três circuitos.

No circuito do Porto: a Casa-Museu Guerra Junqueiro, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu do Papel-Moeda.

No circuito de Lisboa: a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Teatro e o Museu Nacional do Traje.

No Circuito do Algarve: o Museu Municipal de Faro e o Museu de Portimão.

Para cada um destes circuitos foram criadas três publicações dirigidas a crianças a partir dos 3 anos, a partir dos 6 anos e a partir dos 10 anos de idade. Uma décima publicação, comum aos três circuitos, que inclui um CD, é dirigida aos adultos que, em contexto familiar ou em contexto escolar, visitam os museus com as crianças e com os jovens.

Com estes GUIAS propõem-se um conjunto de pontos de partida para a construção de teias interpretativas, que espelhem o museu como espaço de representação identitária: individual, social, multicultural. Tecida por todos os seus visitantes, efectivos participantes no diálogo intercultural.

Qualquer processo de interpretação reflecte o seu sujeito e é por isso mesmo que o museu pode ser como um espelho para cada um dos seus visitantes.

Os GUIAS terão distribuição gratuita e estarão disponíveis nos nove museus participantes.


Local: Casa-Museu Guerra Junqueiro
20 de Janeiro de 2009
15h

 

Data de introdução: 2009-01-19



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.