INTERNET

Maiores de 70 anos são o grupo etário que mais cresce na utilização da Web

Os idosos, particularmente com mais de 70 anos, são o grupo etário com maior crescimento na utilização da Internet, pelo que é urgente dar mais atenção a estes cibernautas, defenderam especialistas num congresso em Madrid. Depois de anos de investigação e de aposta nos sectores mais jovens, especialistas reunidos em Madrid no 18º Congresso Internacional da World Wide Web ponderam, entre outros temas do futuro da Internet, o que se pode e deve fazer para melhor acolher os utilizadores mais velhos.

Vicki Hanson, da Universidade de Dundee, na Escócia, explicou aos participantes no encontro de Madrid que "os idosos são o grupo de idade com maior crescimento no uso da Internet".

Estudos divulgados referem que nos Estados Unidos, por exemplo, quase metade dos idosos com 70 a 75 anos afirmaram ter usado a Internet no último ano, alguns mantendo até uma presença regular, em blogs ou redes sociais.

Um aumento significativo face aos cerca de 26 por cento que referiam ter usado a Internet um ano anos. O crescente uso da Internet pelas camadas mais velhas da sociedade deverá,
dada a tendência demográfica, aumentar nos próximos anos o que obrigará, segundo os especialistas, a avançar com novas ferramentas e novos métodos de trabalhar online.

Ainda que actualmente, como explicou um especialista da Universidade de Michigan, o padrão de utilização dos mais velhos seja "parecido" aos dos restantes utilizadores: "Usam a Internet para se manter em contacto com familiares e amigos. E começam a realizar algumas compras e a entrar em redes sociais", afirmou.

Desconfiança, receio e desconhecimento são os principais entraves a um maior grau de utilização e ao alargamento a outros sectores da Internet, como o comércio, a banca online ou outros serviços.

Com mais de mil milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e um envelhecimento progressivo da população mundial, especialistas defendem que os criadores de páginas web têm que reconhecer os utilizadores mais velhos.

Aspectos como o tamanho da letra usada nas páginas, o contraste, as cores e o espaço entre as frases são algumas das mudanças que podem facilitar o uso da Internet entre os mais velhos.

 

Data de introdução: 2009-04-22



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...