FÁTIMA

Igreja da Santíssima Trindade distinguida com "Nobel" da Engenharia

A Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, foi distinguida com o galardão "Outstanding Structure", atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Estruturas (IABSE), e considerado o "Nobel" da Engenharia Civil, noticiou a Agência Ecclesia. A cerimónia de entrega do prémio a José Mota Freitas, da empresa ETEC Lda., com sede no Porto, que concebeu o projecto de estruturas do templo, realiza-se a 09 de Setembro, na cerimónia de abertura do 33º Congresso da IABSE, em Banguecoque, Tailândia.

Num comunicado de imprensa citado pela Ecclesia, a IABSE, que junta quatro mil membros de 100 países, destaca na obra a "aproximação" ao local e a interacção da igreja com os elementos ali existentes, conseguindo ser, simultaneamente, "um espaço completamente funcional para vários propósitos".

O "Outstanding Structure Award" reconhece as estruturas mais inovadoras, criativas e estimulantes surgidas nos últimos anos.

Na cerimónia de entrega do prémio o Santuário de Fátima far-se-á representar pelo arquitecto responsável pelo desenho da Igreja da Santíssima Trindade, o grego Alexandros Tombazis.

Inaugurada a 12 de Outubro de 2007, no âmbito do encerramento das comemorações do 90º aniversário das aparições da Cova da Iria, a Igreja da Santíssima Trindade foi também distinguida com o Prémio Secil de Engenharia Civil 2007.

O templo, que custou cerca de 70 milhões de euros, tem duas zonas principais, uma dedicada à reconciliação e outra a nave principal, que forma um círculo de 125 metros de diâmetro.

Nos trabalhos de escavação foram removidos 245 mil metros cúbicos de terra, e para a obra foram colocadas mais de cinco mil estacas, a que se somaram 6,2 mil toneladas de aço, 40 mil metros cúbicos de betão (a maior parte dele branco por imposição do santuário).

A área de intervenção atingiu quase os 40 mil metros quadrados.

 

Data de introdução: 2009-07-02



















editorial

Comunicar é tornar comum

A partilha de informação remonta à origem latina de comunicar, que também apela à participação, sendo a comunicação um processo de tornar comum algo entre as pessoas, a troca de experiências e de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agora, que os eleitos só pensem no bem comum
Sou um político resiliente, sem nunca ter sentido a necessidade de me envolver na política ativa. Quero dizer que, há mais de cinquenta anos, fiz a opção de viver a minha...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A caracterização racial é racismo estrutural
Três amigos chegaram ao aeroporto de Lisboa, vindos de um voo intercontinental, com a quantidade de bagagem de umas férias relativamente longas. Duas das pessoas no grupo eram caucasianas, uma...