PROJECTO NACIONAL

Reclusas vão ter acesso a rastreios do cancro

As mulheres presas vão ter sessões de esclarecimento e rastreios do cancro do colo do útero a partir do dia 27, num projecto do Instituto Português de Oncologia e da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A coordenadora do projecto, Isabel Riscado, disse à Agência Lusa que chegou a hora de a informação sobre a doença chegar a "mulheres um pouco esquecidas".

Nas quatro prisões femininas - Tires, Guarda, Santa Cruz do Bispo e Odemira - há cerca de 600 reclusas, "carentes, com pouca comunicação com o mundo exterior", a que os responsáveis do projecto querem passar a mensagem sobre o vírus do papiloma humano (HPV).

"Temos que começar é mesmo pela informação. Só com informação correcta e permanente é que vamos conseguir, diminuir a incidência da doença", disse Isabel Riscado.

A coordenadora afirmou que o lema das campanhas de sensibilização - "Vacinar as filhas, rastrear as mães" - precisa de chegar também às prisões, continuando o trabalho já feito nas escolas.

Isabel Riscado parte para o projecto com "expectativa enorme" quanto à receptividade das reclusas, cuja participação nas sessões é voluntária.

A seguir às sessões de esclarecimento, as responsáveis do projecto marcarão os rastreios (citologias) às reclusas.

O projecto de rastreios nas cadeias começa na Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero.

Fonte: Jornal de Notícias 

 

Data de introdução: 2010-01-25



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...