F3M CONTINUA A APOSTAR NA ECONOMIA SOCIAL

Portal Social vai contribuir para inovação e modernização do terceiro sector

Toda a gestão de uma instituição de solidariedade social vai poder ser acompanhada em qualquer parte do mundo e em tempo real com a nova ferramenta que a F3M está a desenvolver para a economia social. Trata-se do Portal Social, uma plataforma inovadora no panorama nacional e que vai ao encontro da aposta na inovação e modernização que o sector social tem levado a cabo. Além daquela ferramenta, a tecnológica está ainda a desenvolver outras aplicações de apoio à actividade diária das instituições de solidariedade social, como é o caso da solução integrada para os Processos-Chave e uma outra para Gestão Documental.

Os mais recentes projectos são totalmente integrados com a linha WINIPSS e contribuem para uma gestão cada vez mais eficaz e sustentada das instituições, evitando-se a duplicação de tarefas. Por outro lado, os custos directos e indirectos diminuem, numa altura em que a racionalização de recursos é fundamental.
O Portal Social vem assim criar canais complementares de comunicação para a informação das IPSS, Misericórdias, Mutualistas e outras instituições da economia social. É uma solução Web que visa trazer uma nova dinâmica e uma imagem de modernidade às entidades que actuam na área social. Por outro lado, vem reforçar a comunicação entre os diversos intervenientes do sector. A aplicação é constituída por três grandes módulos - Direcção, Responsáveis de Utentes e Funcionários.

O módulo dedicado aos responsáveis da instituição permite a consulta de informações actualizadas de gestão administrativa, financeira e contabilística, além da possibilidade de aceder a dados sobre utentes, sócios/irmãos, tesouraria e apoio domiciliário, entre tantas outras situações. No módulo Responsáveis de Utentes é possível, por exemplo, consultar mensagens, pedido de alteração de dados, processos de utente e informação do dia-a-dia da instituição. Na área dirigida aos técnicos da instituição são disponibilizados conteúdos individuais e colectivos dos utentes, bem como outras informações de interesse.

A F3M está igualmente a desenvolver uma solução que vai permitir gerir de um modo simples os processos de certificação da qualidade que algumas instituições do sector social estão a implementar – Processos-Chave. Única no mercado pela abrangência e grau de integração com as actividades das instituições, é ainda uma ferramenta 100 por cento profissional e desenvolvida especificamente para a economia social. Além de assegurar o apoio necessário à implementação do Manual de Processos-Chave, a aplicação respeita os modelos de Gestão da Qualidade definidos pelo Instituto da Segurança Social. É ainda direccionada para entidades com diversas valências (infância e juventude, terceira idade e deficiência).

A pensar na elevada quantidade de processos e documentos com que as instituições trabalham diariamente, a tecnológica desenvolveu o software DOCfile, direccionado para a Gestão Documental. A recente novidade é assim uma ferramenta de arquivo, organização e consulta de documentos em formato digital, que permite um acesso mais rápido e facilitado a toda a informação. Além de estar inteiramente integrada com as bases de dados da linha WINIPSS, a aplicação apresenta outras vantagens, nomeadamente a redução de custos (impressão, organização, entre outros) e optimização do espaço físico. Os documentos passam ainda a estar disponíveis a qualquer momento, independentemente do local onde o utilizador está.

“Temos uma responsabilidade acrescida uma vez que trabalhamos com mais de metade das instituições de solidariedade portuguesas. Por isso, o investimento no sector social será sempre uma prioridade”, referiu Pedro Fraga, CEO da F3M. O responsável acrescentou ainda “procuramos responder rápida e eficazmente às exigências que estão a marcar a actualidade da economia social”.

Implementadas em mais de 2.000 instituições de solidariedade, as soluções da F3M são usadas, diariamente, por mais de 10.000 utilizadores. Registe-se que, em 2009, a empresa continuou a conquistar novos clientes, 173 entidades, o que comprova o esforço do sector social na modernização. Além disso, a tecnológica continua a aumentar os valores de fidelização no que diz respeito às soluções e aos serviços prestados, bem como tem crescido o número de produtos por instituição.

 

Data de introdução: 2010-03-10



















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