SAÚDE

Esclerose múltipla: 300 novos casos surgem em Portugal todos os anos

Anualmente são diagnosticados cerca de 300 novos casos de esclerose múltipla em Portugal sendo que a doença já atinge cinco mil doentes. Os números foram avançados num congresso mundial sobre a doença, a decorrer em Lisboa.

Para João de Sá, director do serviço de neurologia do Hospital de Santa Maria e coordenador do encontro, as atenções concentram-se em tratamentos tidos como promissores. Segundo o especialista, a medicina acredita que, nos próximos quatro anos, os tratamentos para combater a doença tenham duplicado.

“Com os últimos avanços científicos já alcançados, espera-se que nos próximos quatro anos o número de tratamentos disponíveis para combater a patologia tenha duplicado. Os doentes terão à disposição um conjunto de tratamentos surpreendentes e inovadores, com características neuroprotectoras, anti-inflamatórias sem alterar o sistema imunitário, que irão modificar para sempre o paradigma da avaliação e acompanhamento da esclerose múltipla”, disse o especialista no congresso que decorre hoje num hotel em Lisboa, onde estão reunidos mais de 500 médicos de 40 países.

A esclerose múltipla afecta pessoas dos 18 aos 60 anos de idade, com uma maior incidência na faixa etária entre os 20 e os 40 anos. Há mais casos em mulheres. Trata-se de uma doença incapacitante para muitos dos doentes, que ficam impossibilitados de uma vida activa, informa a organização do congresso num comunicado.

Fonte: Público

 

Data de introdução: 2010-03-22



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.