SEMINÁRIO INTERNACIONAL

A Gestão de Excelência nas Organizações

“A excelência é uma filosofia que guia o processo dinâmico de melhoria contínua. Tem como fim alcançar a eficácia e eficiência, respondendo às expectativas dos diversos grupos de pessoas que se relacionam com as Instituições (utentes, colaboradores, fornecedores, comunidade em geral). A excelência coloca a Instituição entre as melhores do seu ramo pela qualidade dos serviços e da gestão. A excelência é o conceito mais moderno da qualidade”. Explicou Vidal Garcia Alonso às 170 pessoas dirigentes e quadros técnicos que participaram no Seminário realizado no dia 20 de Março em Fátima.

Este professor da Universidade Complutense de Madrid que dedica todo o seu tempo à investigação da gestão das Organizações Não Lucrativas foi o primeiro conferencista do Seminário, abordando o tema “instrumentos essenciais na gestão de excelência nas IPSS – uma visão internacional”. Da sua intervenção destaca-se o decálogo com as vantagens da gestão de qualidade: 1) reforço da confiança e transparência da Instituição na sociedade; 2) impõe a autoavaliação e autocrítica numa perspectiva de melhoria nos processos; 3) insiste na acção focalizada nas necessidades dos utentes; 4) facilita a adaptação às mudanças sociais e económicas; 5) facilita os processos de aprendizagem com a experiência; 6) aumenta a participação; 7) obriga à transparência nos processos de gestão; 8) potencia o trabalho em equipa; 9) aumenta os mecanismos de controlo sobre os gastos; 10) melhora os processos de comunicação interna e externa.

Os exemplos do projecto Equalidade que consistiu na certificação de qualidade de seis Instituições no Concelho de V.N. de Famalicão e a comunicação de um técnico da Segurança Social ocuparam o resto da manhã.
A tarde iniciou-se com uma intervenção virada para a motivação e avaliação por parte do docente universitário Pedro Matos. Foi uma comunicação viva seguida com muito interesse, apesar de ter acontecido após o almoço.
A importância da comunicação nas Instituições e o exemplo concreto de comunicação pela Internet da Associação de Moradores das Lameiras preencheram o resto da tarde. No final duas empresas, expuseram os seus produtos e projectos para economizar nos gastos do papel e sobretudo nos custos energéticos.
Do inquérito feito aos participantes concluiu-se que: 92% consideraram o Seminário foi positivo e muito positivo. Enquanto 5% afirmam que o seminário não foi aquilo que esperavam. (3% não responderam a esta questão do inquérito).
A Omnisinal Causa Comum anunciou a sua intenção de em 2011 organizar um novo Seminário Internacional.

 

Data de introdução: 2010-04-09



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.