PARTICIPAR(ES)

Projecto PARTICIPAR(ES) em avaliação

No dia 21 de Dezembro de 2010, nas instalações da AEP, realizou-se a sessão de encerramento do Projecto Participar(es), inserido no Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social e promovido pela CNIS em parceira com AEP, ANDC, UCP/CRP e a UDIPSS-Porto e as 15 IPSS beneficiárias do Grande Porto e Tâmega. Esta sessão de Encerramento contou com a presença do Presidente-Adjunto da CNIS, Prof. Eugénio Fonseca, do Presidente do Conselho de Administração e Administrador da AEP, respectivamente, Engº António Barros, Dr. José Miranda, Dra. Palmira Macedo, Dr. Américo Mendes (UC/CRP), Dra. Maria da Saúde e Dr. Manuel Ribeiro, ambos da AEP, e ainda os beneficiários do RSI, Direcções das IPSS, e outros convidados, num total de 43 pessoas.

As primeiras palavras foram de felicitação dirigidas principalmente aos beneficiários do RSI presentes, que tiveram a capacidade e a superação de saltar barreiras, a coragem de serem construtores e não apenas utilizadores e de seguirem em frente, apesar de todas as adversidades. Mostraram que não se acomodaram e assumiram que o RSI é apenas um período transitório.

Fazia parte da ordem de trabalhos, a avaliação do Projecto, a assinatura do Protocolo de Cooperação no Âmbito de Intervenções de Qualificação das Organizações da Economia Social entre a AEP e a CNIS, e ainda a entrega de diplomas aos 12 beneficiários que frequentaram os Workshops.

O Projecto Participar(es) desenvolveu-se a dois níveis:
• Dos beneficiários do RSI (num total de 217);
• Das IPSS, fortalecendo e promovendo a sua continuação e nos próximos anos

O projecto atingiu os seus objectivos, pois tudo indica que foi eficaz (promoção do empreendedorismo dos beneficiários do RSI, com a concretização, para dois beneficiários, do seu negócio, e o bom encaminhamento para mais dois ), eficiente (revelou-se uma boa prática de cooperação institucional), que deve continuar (voltar às IPSS que participaram) e que ser alargada, a outras IPSS e Parceiros (pois teve um efeito de alavanca qualitativa).

Para o futuro, deixou os seguintes Produtos:

• Experimentação de uma metodologia de intervenção;
• Sensibilização das Equipas Técnicas das IPSS;
• Celebração de um Protocolo de Cooperação AEP-CNIS;
• Criação do seu negócio por parte dos beneficiários do RSI

 

Data de introdução: 2010-12-22



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...