PASTORAL DOS CIGANOS – LISBOA

Romaninet quer melhorar o diálogo social

O Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Nacional Pastoral dos Ciganos realizou, nos passados dias 5 e 6 de Maio, um seminário internacional congregando os intervenientes no projecto ROMANINET “Curso multimédia de Romaní para promover a diversidade linguística e melhorar o diálogo social”, projecto financiado pela União Europeia no âmbito Programa de Aprendizagem Permanente.

Este projecto, cujo orçamento ultrapassa os 500.000 Euros, é promovido pelo IES Ribeira do Louro (Pontevedra) e conta com a participação de parceiros de Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Bulgária, integrando organizações importantes a nível internacional, como a Fundação Secretariado Cigano (Espanha), a Universidade de Manchester (Reino Unido), a Etnotolerance (Bulgária) ou o próprio Instituto de Ribeira do Louro, para além do Secretariado Diocesano de Lisboa. Colabora ainda no projecto a Universidad de Graz, (Áustria) que, em conjunto com a de Manchester constituem a referência europeia no que se refere a investigação e publicações em língua Romaní.

O objectivo geral do projecto é a criação de um curso multimédia de língua Romaní de dimensão europeia. Para tanto, ter-se-ão em conta as diferentes variantes que actualmente esta língua tem na Europa, sendo certo que a língua Romaní tem cerca de mil anos de antiguidade e ainda é usada por uma parcela significativa dos mais de dez milhões de membros da comunidade cigana, espalhados por todo o mundo.

Juntamente com o curso, que estará disponível no fim do Verão de 2011, no portal que se criou para esse fim (www.romaninet.com), também será disponibilizada importante informação sobre a história e cultura deste povo, bem como sobre esta língua que, no nosso país, está quase desaparecida. A esta informação poderão aceder todas as pessoas deste colectivo que busquem a sua cultura e as suas origens. Do mesmo modo dele poderão beneficiar investigadores e estudiosos que queiram aprofundar o respectivo conhecimento de uma língua e cultura milenar.

Durante este seminário trabalhou-se principalmente sobre os conteúdos do curso, que além de ensinar esta língua deverá reflectir a realidade da comunidade cigana a nível europeu. Embora se assemelhe nalguns aspectos, é diferente noutros. O curso será composto por 15 unidades e desenvolve-se contando a história de um casal que contrai matrimónio e começa a sua viagem de lua-de-mel visitando diversos países: Roménia, Espanha, Portugal, Reino Unido e Bulgária. Através dos contactos que estabeleceram no percurso ficará registada a realidade e sobrevivências de cada um desses países, que foram seleccionados para representar precisamente distintas regiões europeias.

Fernanda Reis

 

Data de introdução: 2011-06-04



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...