PASTORAL DOS CIGANOS – LISBOA

Romaninet quer melhorar o diálogo social

O Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Nacional Pastoral dos Ciganos realizou, nos passados dias 5 e 6 de Maio, um seminário internacional congregando os intervenientes no projecto ROMANINET “Curso multimédia de Romaní para promover a diversidade linguística e melhorar o diálogo social”, projecto financiado pela União Europeia no âmbito Programa de Aprendizagem Permanente.

Este projecto, cujo orçamento ultrapassa os 500.000 Euros, é promovido pelo IES Ribeira do Louro (Pontevedra) e conta com a participação de parceiros de Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Bulgária, integrando organizações importantes a nível internacional, como a Fundação Secretariado Cigano (Espanha), a Universidade de Manchester (Reino Unido), a Etnotolerance (Bulgária) ou o próprio Instituto de Ribeira do Louro, para além do Secretariado Diocesano de Lisboa. Colabora ainda no projecto a Universidad de Graz, (Áustria) que, em conjunto com a de Manchester constituem a referência europeia no que se refere a investigação e publicações em língua Romaní.

O objectivo geral do projecto é a criação de um curso multimédia de língua Romaní de dimensão europeia. Para tanto, ter-se-ão em conta as diferentes variantes que actualmente esta língua tem na Europa, sendo certo que a língua Romaní tem cerca de mil anos de antiguidade e ainda é usada por uma parcela significativa dos mais de dez milhões de membros da comunidade cigana, espalhados por todo o mundo.

Juntamente com o curso, que estará disponível no fim do Verão de 2011, no portal que se criou para esse fim (www.romaninet.com), também será disponibilizada importante informação sobre a história e cultura deste povo, bem como sobre esta língua que, no nosso país, está quase desaparecida. A esta informação poderão aceder todas as pessoas deste colectivo que busquem a sua cultura e as suas origens. Do mesmo modo dele poderão beneficiar investigadores e estudiosos que queiram aprofundar o respectivo conhecimento de uma língua e cultura milenar.

Durante este seminário trabalhou-se principalmente sobre os conteúdos do curso, que além de ensinar esta língua deverá reflectir a realidade da comunidade cigana a nível europeu. Embora se assemelhe nalguns aspectos, é diferente noutros. O curso será composto por 15 unidades e desenvolve-se contando a história de um casal que contrai matrimónio e começa a sua viagem de lua-de-mel visitando diversos países: Roménia, Espanha, Portugal, Reino Unido e Bulgária. Através dos contactos que estabeleceram no percurso ficará registada a realidade e sobrevivências de cada um desses países, que foram seleccionados para representar precisamente distintas regiões europeias.

Fernanda Reis

 

Data de introdução: 2011-06-04



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...