SAÚDE

CNIS considera positiva a entrega a famílias carenciadas de medicamentos reutilizados

O presidente da CNIS afirmou que a medida apresentada pelo secretário de Estado da Segurança Social, que prevê a distribuição de medicamentos a famílias carenciadas através de um processo de reutilização, lhe causou uma "inequívoca satisfação" lembrando a necessidade de "aproveitar todos os recursos para economizar". O Padre Lino Maia explicou ainda que as parcerias a serem estabelecidas com as farmácias, no sentido de distribuir medicamentos, "terão sempre orientação médica".

O governante afirmou que o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social anunciará "até final do mês" um plano que contemplará um processo nacional para replicar "bons exemplos" como os já praticados em Cascais e no IPO de Lisboa, na recolha e reutilização de medicamentos.

Já o presidente da rede europeia anti-pobreza aplaudiu a medida "positiva" apresentada por Marco António Costa: "Esta é uma medida positiva. A sociedade portuguesa precisa de uma mentalidade de menos desperdício", afirmou à Lusa o Padre Jardim Moreira.

Jardim Moreira considera que esta medida é uma "forma de apoiar os mais carenciados" e de "poupar". "Temos de ter em conta que estamos no fim um ciclo, não só nacional mas mundial. É necessário olhar um novo ciclo sem sermos carpideiras do passado porque não voltaremos a ter o que já tivemos", realçou.

O dirigente da rede europeia anti-pobreza defendeu ainda a necessidade de a sociedade portuguesa ser "criativa e inovadora" já que sendo "pobre não pode desperdiçar", tal como o próprio governo que deve orientar-se para implementar uma "mentalidade de aproveitamento e de facilitação da partilha".

 

Data de introdução: 2011-07-18



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.