VOLUNTARIADO

Associação Leque vence 2.ª edição do prémio Manuel António da Mota

Associação Transmontana de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, de Alfândega da Fé, Bragança, venceu hoje a segunda edição do prémio Manuel António da Mota. Este prémio, instituído pela Fundação Manuel António da Mota, tem o valor pecuniário de 50 mil euros, sendo que esta segunda edição tinha como objectivo premiar "organizações promotoras de voluntariado que se distingam no desenvolvimento de actividades e projectos inseridas em programas de voluntariado de relevante interesse social e comunitário".

O júri entendeu que a Leque se distinguiu entre 10 finalistas pelo facto de dar uma "resposta integrada", designadamente por apoiar directamente crianças com deficiências, mas também dar apoio "psicossocial" às suas famílias.

Pesou também o facto desta associação estar instalada numa área do território nacional (zona sul do distrito de Bragança) pouco servida por equipamentos que dêem resposta a este problema. O júri deste galardão decidiu ainda atribuir menções honrosas às restantes nove candidaturas finalistas.

A Acreditar, a Associação Juvenil de Deão, a Atlas, a Associação de Voluntariado em Saúde de Touça, a Câmara de Albergaria-a-Velha, a Comunidade Vida e Paz, a Fundação Eugénio de Almeida, a Santa Casa da Misericórdia de Almada e a Vida Norte foram premiadas com mil euros cada.

A Fundação procura honrar o legado de Manuel António da Mota (1913-1995) fundador da Mota&Companhia homenageando o homem, o empresário e o filantropo.

O anúncio da candidatura vencedora foi feito esta tarde, no âmbito de uma conferência no Palácio da Bolsa, no Porto, que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares e do chairman da Mota-Engil, António Mota.

 

Data de introdução: 2011-12-04



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...