SEGURANÇA SOCIAL

Beneficiários têm 30 dias para devolver verbas e 10 para reclamar

Os beneficiários da Segurança Social que receberam prestações pagas indevidamente têm dez dias para reclamar e 30 dias para devolver o valor a regularizar, disse à Lusa fonte oficial do Ministério tutelado por Pedro Mota Soares. "Os beneficiários têm 30 dias para devolver o valor a regularizar, 10 dias para reclamar. No caso de não haver resposta, a Segurança Social pode deduzir um valor nas prestações que eventualmente recebam, ou avança para a cobrança coerciva", explicou a mesma fonte, acrescentando que se tratam, sobretudo, de dívidas referentes ao Rendimento Social de Inserção (RSI) e ao subsídio de desemprego.

O ministério da Solidariedade e da Segurança Social explica que "esta acção insere-se numa lógica de mais fiscalização e de combate à fraude e abuso às prestações sociais a qual vem colocar rigor nas constas da segurança social, estando em linha com os compromissos assumidos com a troika, assim como, com as recomendações do Tribunal de Contas".

Esclarece igualmente que "tratam-se de cidadãos que receberam indevidamente algumas prestações [nomeadamente subsídio de desemprego, e RSI] os quais já foram notificados em determinado momento, não tendo ainda regularizado o pagamento devido à Segurança Social". As dívidas em causa, e por regularizar, remontam a 2004, segundo o Ministério.

 

Data de introdução: 2012-01-11



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...