EMIGRAÇÃO/AÇORES

Aumento da esperança de vida reforça papel dos avós na transmissão das tradições

A investigadora da Universidade dos Açores Gilberta Rocha considerou que o progressivo aumento da esperança de vida se traduz numa maior intervenção dos avós na transmissão das tradições açorianas nas comunidades de emigrantes. "Há muito mais avós e bisavós nas comunidades de emigrantes a desempenhar o papel de transmissores do que é a identidade açoriana", sublinhou Gilberta Rocha à agência Lusa.
O declínio da natalidade, particularmente "gravoso" em Portugal, quando considerado no contexto europeu, acompanhado do aumento da longevidade têm "impactos significativos" ao nível da demografia e consequências significativas nas relações entre avós e netos, sublinhou Gilberta Rocha.
Segundo acrescentou, passou a haver "muitos avós e poucos netos", o que implica uma "alteração completa de toda a sociedade".
Em muitos casos passaram a existir famílias com "quatro avós para um único neto", referiu, admitindo serem "preocupantes" os indicadores de evolução da taxa de natalidade em Portugal.
A investigadora disse ainda que as mudanças a que se tem vindo a assistir se traduzem, de igual modo, na alteração do estatuto social dos avós, que passaram a ter de manter a condição de"activos" no mercado laboral.

 

Data de introdução: 2012-07-18



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...