EMIGRAÇÃO/AÇORES

Aumento da esperança de vida reforça papel dos avós na transmissão das tradições

A investigadora da Universidade dos Açores Gilberta Rocha considerou que o progressivo aumento da esperança de vida se traduz numa maior intervenção dos avós na transmissão das tradições açorianas nas comunidades de emigrantes. "Há muito mais avós e bisavós nas comunidades de emigrantes a desempenhar o papel de transmissores do que é a identidade açoriana", sublinhou Gilberta Rocha à agência Lusa.
O declínio da natalidade, particularmente "gravoso" em Portugal, quando considerado no contexto europeu, acompanhado do aumento da longevidade têm "impactos significativos" ao nível da demografia e consequências significativas nas relações entre avós e netos, sublinhou Gilberta Rocha.
Segundo acrescentou, passou a haver "muitos avós e poucos netos", o que implica uma "alteração completa de toda a sociedade".
Em muitos casos passaram a existir famílias com "quatro avós para um único neto", referiu, admitindo serem "preocupantes" os indicadores de evolução da taxa de natalidade em Portugal.
A investigadora disse ainda que as mudanças a que se tem vindo a assistir se traduzem, de igual modo, na alteração do estatuto social dos avós, que passaram a ter de manter a condição de"activos" no mercado laboral.

 

Data de introdução: 2012-07-18



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...