Os polícias da cidade canadiana de Calgary (Alberta) têm dado horas extraordinárias para aconselhar adolescentes em situação de vulnerabilidade ou envolvidos com a criminalidade. Mais de uma dúzia de polícias participam voluntariamente no programa “About-Face” (Meia-Volta).
O projecto já vai no seu segundo ano e deve-se à iniciativa do sargento Dave Harty, da Polícia de Calgary. Harty acredita que os polícias possuem uma compreensão clara e mesmo íntima da realidade de jovens que se envolvem em crimes, e que podem usar essa compreensão para ajudá-los.
“O programa ‘About Face’ significa muito para os oficiais. Nós vemos crianças jogando suas vidas fora e fere-nos o coração assistir a tal facto em primeira mão todos os dias”, afirmou Hardy em entrevista ao “Calgary Sun”. “É difícil ver as crianças tomando decisões erradas nas ruas, ver o desdobramento dessas decisões e ver como elas não entendem que ter uma ficha na polícia pode afectá-las no futuro”.
Os próprios polícias identificam os adolescentes que podem ser mais beneficiados pelo projecto do que se forem julgados. A seguir à primeira abordagem, o agente da ordem convida o adolescente para participar num atelier de quatro horas que tem como objectivo desenvolver o seu carácter através da exibição de filmes, da participação em debates e de depoimentos pessoais de agentes da polícia. Os ateliers trabalham a auto-estima, a honestidade, a integridade e a necessidade de valores positivos na vida.
“Tentamos alertá-los para os efeitos de um crime sobre eles próprios, sobre as suas famílias, a sociedade e os agentes da autoridade. Todos eles têm talentos, habilidades e desejo de prosperar. Queremos despertá-los para isso”, conta Hardy.
Os polícias, quando estão com os adolescentes, não desempenham o papel de oficiais da lei, mas sim o papel de cidadãos. “Nós mostramos que acreditamos neles, que queremos que eles prosperem e contribuam para a sociedade. Alguns garotos disseram que o projecto mudou a vida deles, e que hoje se consideram pessoas melhores”, gaba-se o sargento.
Data de introdução: 2004-10-26