IMIGRAÇÃO

Filhos dos imigrantes não têm nacionalidade portuguesa

É necessário que o poder político debate a questão da nacionalidade dos filhos dos imigrantes. Para a Nóuni - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, a falta de nacionalidade dos filhos dos imigrantes é o maior obstáculo à sua integração.

"O maior óbice à integração dos filhos dos imigrantes é não terem a nacionalidade portuguesa o que não lhes confere igualdade de direitos perante as instituições portuguesas", disse o presidente da associação. Agostinho Rodrigues falava à Agência Lusa no final de uma reunião sobre a imigração de segunda geração, que decorreu em Lisboa e juntou representantes de cerca de duas dezenas de autarquias de todo o país, dirigentes associativos e deputados.

O presidente da Nóuni estima que existam pelo menos 100 mil filhos de imigrantes que não têm nem nacionalidade portuguesa, nem a nacionalidade dos seus pais. "Na prática são apátridas", defendeu Agostinho Rodrigues, para quem esta desigualdade impõe que o Estado repense o estatuto destes jovens perante a lei.

Agostinho Rodrigues diz ter consciência de que "se trata de um problema delicado" que não será resolvido de um dia para o outro, mas considera "urgente" que o poder político entre num debate que "já está a ser feito pela sociedade civil".

Para tal, o resumo das conclusões da reunião serão enviadas ao presidente da República, Assembleia da República e Governo. A Nóuni - Associação para a Cooperação e Desenvolvimento é uma associação de direito internacional que desenvolve a sua acção na área da imigração e da cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa.

 

Data de introdução: 2004-12-07



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...