PIB NACIONAL PER CAPITA

Maior queda em 2003

Segundo dados preliminares divulgados pelo Eurostat, a evolução do PIB per capita de Portugal registou um decréscimo de três décimas em 2003, para situar-se cerca de 25% abaixo da média da União Europeia a 25, evidenciando a maior queda entre todas as economias do espaço europeu.

Em 2003, a evolução do PIB per capita de Portugal recuou para os níveis de 1997, quebrando a tendência estabilizada observada entre 1999 e 2002.

Entre os 25 países da União Europeia (UE), nenhuma outra economia divergiu de forma tão acentuada. A título comparativo, a Irlanda estava 33% acima da média europeia e as maiores economias da Zona Euro (Alemanha, França e Itália) 10% acima da média estimada pelo Eurostat.

O diferencial encontrado para os diferentes rendimentos per capita no conjunto da UE varia entre os cerca de 40% abaixo da média (República Checa e Hungria) e um máximo de 245% acima do referencial (Luxemburgo, que beneficia da elevada componente da imigração na economia local), indica o organismo europeu de estatística, sublinhando que os números de 2003 ainda são provisórios.

 

Data de introdução: 2004-12-07



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.