MAIA

Formação profissional para combater desemprego

É designado por SAPE - Soluções de Ajuda e Auto-Ajuda para o Emprego e pretende dar aos desempregados a formação necessária para optarem por continuar a trabalhar no seu sector, mudar, criar um negócio ou simplesmente aumentar as suas habilitações. A Câmara da Maia e o governo lançaram este projecto de apoio aos desempregados da região, numa experiência-piloto criada na sequência da falência da empresa têxtil Finex.

O encerramento da Finex lançou centenas de pessoas, maioritariamente mulheres, para o desemprego, criando uma situação a que as autoridades locais e nacionais tiveram de acorrer, pressionando os proprietários da Finex a procederem ao pagamento integral do que é devido aos trabalhadores.

Na sequência da mobilização criada em torno deste processo, surgiu a ideia de criar um projecto que permita aos trabalhadores desempregados, na sua maioria com décadas de vida profissional dedicadas ao têxtil, encontrar soluções de futuro.

Em vários espaços disponibilizados para o efeito no concelho da Maia, os desempregados serão preparados para enfrentar a burocracia necessária para formar a sua própria empresa ou aprenderão novas profissões, como as de cabeleireira ou mecânico.

Foi ainda criada uma linha verde que funcionará diariamente através do número 808 206 894 e que permitirá esclarecer todas as dúvidas.

Segundo Bragança Fernandes, Presidente da Câmara, o projecto conta já com a adesão de 350 desempregados da Maia e dos concelhos limítrofes.

 

Data de introdução: 2004-12-18



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...