MAREMOTO ASSASSINO

Número de vítimas mortais ultrapassa as 125 mil

O balanço das vítimas mortais do maremoto que atingiu no domingo a Ásia passou das 120 mil para as 125.282, de acordo com um ponto da situação que reúne informação dos governos e das autoridades médicas.

A Indonésia continua a liderar a lista dos países que lamentam mais mortos (entre 79.940 a cem mil), seguindo-se o Sri Lanka (27.268) e a Índia (7368 confirmados).

Na Tailândia morreram 4500 pessoas, incluindo pelo menos 2230 estrangeiros, e nas Maldivas morreram 67.

O continente africano também foi atingido, registando 137 mortos no Quénia, Seycheles, Somália, Tanzânia e Madagáscar.

Quatro dias depois do maremoto, cerca de cinco mil turistas estrangeiros ainda estão dados como desaparecidos. A Suécia receia a morte de mil cidadãos e a Alemanha dá conta de mil desparecidos. “É claro para todos que o número de mortos vai ser às centenas. No pior dos casos vai ultrapassar os mil”, lamentou hoje o primeiro-ministro sueco, Goran Persson. Turistas da Austrália, Canadá, Japão, África do Sul e Coreia do Sul também estão entre as vítimas mortais.

Milhões de pessoas procuram agora alimentos e água potável. A Organização Mundial de Saúde quantifica em cinco milhões o número de pessoas sem as condições necessárias à sobrevivência. 

31.12.2004  - 02h 00

 

Data de introdução: 2005-01-07



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...