SIDA

Investigadores portugueses vão estudar novos tratamentos do VIH

A Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS) atribuiu uma bolsa de investigação de 7.500 euros a uma equipa de investigadores portugueses que vai estudar novos tratamentos do vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). A bolsa é patrocinada pela empresa farmacêutica norte-americana Bristol-Myers Squibb e o trabalho de investigação será desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa.

O grupo de investigadores, chefiado por Ana Espada de Sousa, propõe-se estudar as respostas diferentes em certos doentes ao tratamento anti-retroviral, concentrando-se nos factores que impedem a recuperação do sistema imunológico dos pacientes. "O conhecimento dos factores que impedem a reconstituição imunológica" dos pacientes e a identificação de doentes que precisam de terapias complementares são os objectivos do estudo, conduzido por uma equipa que integra ainda Margarida Lucas, Rita Marçal, Rui Vitorino e a bióloga Adriana Albuquerque.

No comunicado, a responsável do projecto, Ana Espada de Sousa, afirma que a investigação tirará partido da colaboração entre o Hospital de Santa Maria e o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina. A bolsa "constituirá um significativo apoio para a continuação dos estudos de reconstituição imunológica" em doentes com VIH, disse.

A APECS existe desde 1991 e é uma associação científica fundada por médicos envolvidos no combate ao VIH.

 

Data de introdução: 2005-02-03



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...