II ENCONTRO NACIONAL DE IPSS PROMOTORAS DE SAÚDE

Jornada de trabalho intensa e muito produtiva

A apresentação do «Diagnóstico de saúde da população servida pelas IPSS associadas da CNIS», estudo coordenado por Felismina Mendes, da Universidade de Évora, foi um dos principais momentos do II Encontro Nacional de IPSS Promotoras de Saúde, que decorreu em Fátima.

Os dados revelados pela coordenadora do estudo, e ainda pelo seu colega em Évora César Fonseca, foram alvo de alguma análise e debate pelos dirigentes e técnicos presentes, em especial as estratégias e dinâmicas sugeridas.

Felismina Mendes comentou no final que, pelos resultados, “são precisos mais e melhores recursos”, constata-se uma “falha do Estado para com os deficientes” e que “há um crescente afastamento, ausência e subfinanciamento do Estado”.

Houve bastante debate e muita participação da plateia, o que enriqueceu a jornada de trabalho.

Ao longo do dia, outros temas muito interessantes e importantes para as IPSS foram abordados, como a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a Saúde Mental, os Cuidados Paliativos, entre outros, mas também a Contratualização em Saúde, com diversas instituições a darem nota das suas experiências.

O SOLIDARIEDADE irá dar destaque ao Encontro Nacional e ao estudo agora apresentado na próxima edição em papel, brevemente numa instituição perto de si.

 

Data de introdução: 2018-09-30



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...