SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA

UCCI promove 2ª edição do Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados

Para assinalar nove anos de existência, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Bragança realiza, esta sexta-feira e sábado (dias 8 e 9), o II Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que decorrerá no Auditório NERBA, em Bragança.

Após a interrupção de dois anos, a UCCI organiza a segunda edição do Congresso Ibérico, que tem por objetivo potenciar a análise do trabalho desenvolvido na área dos cuidados de saúde e promover a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões, respostas e competências, seja na saúde ou na ação social.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, estará na sessão de abertura, e dará início a dois dias de intenso intercâmbio institucional com a presença de dos melhores especialistas de Portugal e Espanha. Dois países, duas realidades e perspetivas diferentes.

São vários os painéis e temas em discussão, como a temática do “envelhecimento”, encabeçada por Constança Paúl, nome incontornável na área da Gerontologia, e da “sustentabilidade das instituições em Portugal”, por Jose Ignacio Martin. Os cuidados aos idosos em Espanha e a necessidade de “promover cuidados de qualidade com equipas felizes e motivadas” é outro dos temas em destaque. Um painel que contará com a presença de Claúdia Moura e ainda de Filomena Bordalo, assessora da CNIS. 

Cuidar da dor, a importância dos cuidadores informais e os cuidados paliativos são os temas em destaque no segundo dia (sábado), em que a “Espiritualidade na aceitação da doença” será abordado pelo padre Lino Maia, presidente da CNIS, e os “Cuidados em fim de vida” pela especialista Isabel Galriça Neto, num painel moderado por D. Nuno Almeida, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

Um programa diversificado e uma oportunidade única para refletir e discutir sobre os desafios e oportunidades dos cuidados continuados integrados, bem como ouvir de perto os melhores profissionais portugueses e espanhóis nesta área. 

Atualmente, a UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem 67 camas ocupadas (em Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção) e impõe-se pela qualidade dos seus serviços, fazendo a diferença nos cuidados de saúde não só no nordeste transmontano, mas também no resto do país pelo reconhecimento do seu trabalho.

 

Data de introdução: 2023-09-07



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O governo português não gasta o suficiente com saúde
No primeiro fim-de-semana de agosto várias urgências de obstetrícia e também urgências pediátricas estiveram encerradas. Algo que continua a ser notícia, mas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A autonomia das IPSS é a cura da Cooperação
Tenho de o escrever. E tratando-se de coisa jurídica, escrevo-o como quem, durante longos anos, tem sido promotor social em variados setores, menos na deficiência. É um certificado...