SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA

UCCI promove 2ª edição do Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados

Para assinalar nove anos de existência, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Bragança realiza, esta sexta-feira e sábado (dias 8 e 9), o II Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que decorrerá no Auditório NERBA, em Bragança.

Após a interrupção de dois anos, a UCCI organiza a segunda edição do Congresso Ibérico, que tem por objetivo potenciar a análise do trabalho desenvolvido na área dos cuidados de saúde e promover a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões, respostas e competências, seja na saúde ou na ação social.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, estará na sessão de abertura, e dará início a dois dias de intenso intercâmbio institucional com a presença de dos melhores especialistas de Portugal e Espanha. Dois países, duas realidades e perspetivas diferentes.

São vários os painéis e temas em discussão, como a temática do “envelhecimento”, encabeçada por Constança Paúl, nome incontornável na área da Gerontologia, e da “sustentabilidade das instituições em Portugal”, por Jose Ignacio Martin. Os cuidados aos idosos em Espanha e a necessidade de “promover cuidados de qualidade com equipas felizes e motivadas” é outro dos temas em destaque. Um painel que contará com a presença de Claúdia Moura e ainda de Filomena Bordalo, assessora da CNIS. 

Cuidar da dor, a importância dos cuidadores informais e os cuidados paliativos são os temas em destaque no segundo dia (sábado), em que a “Espiritualidade na aceitação da doença” será abordado pelo padre Lino Maia, presidente da CNIS, e os “Cuidados em fim de vida” pela especialista Isabel Galriça Neto, num painel moderado por D. Nuno Almeida, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

Um programa diversificado e uma oportunidade única para refletir e discutir sobre os desafios e oportunidades dos cuidados continuados integrados, bem como ouvir de perto os melhores profissionais portugueses e espanhóis nesta área. 

Atualmente, a UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem 67 camas ocupadas (em Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção) e impõe-se pela qualidade dos seus serviços, fazendo a diferença nos cuidados de saúde não só no nordeste transmontano, mas também no resto do país pelo reconhecimento do seu trabalho.

 

Data de introdução: 2023-09-07



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...