SEMANA ABERTA NO CRIA

Exposição e Trabalhos ao vivo em Abrantes

O CRIA (Centro de Recuperação Infantil de Abrantes) vai abrir as portas a toda a população, de 6 a 10 de Novembro. Trata-se de mais uma edição da Semana Aberta. Durante uma semana, entre as 8h 30 e as 17h 30, nas instalações do CRIA, estará patente ao público uma exposição de trabalhos realizados pelos jovens que frequentam os cursos de Formação Profissional. Os visitantes terão ainda a oportunidade de contactar com os formandos a trabalhar ao vivo ou nas oficinas onde decorre diariamente a formação.

Esta exposição anual tem ainda como objectivo dar a conhecer às empresas da região e à comunidade em geral as competências profissionais destes jovens para ingressarem no mercado de trabalho, nomeadamente no tecido empresarial da região.

Actualmente são 43 jovens que frequentam a Formação Profissional, por um período de três anos na Instituição e mais um ano de estágio em contexto de trabalho em empresas da região. São sete cursos que procuram dar resposta às necessidades do mercado, nomeadamente têxteis, conservação e restauro de madeiras, serralharia, serviços gerais, pastelaria, jardinagem e agro-pecuária.

A exposição contará ainda com uma mostra de trabalhos efectuados na área Educacional, frequentada por crianças com necessidades educativas especiais e ainda um conjunto de peças representativas da diversidade de actividades desenvolvidas pelos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais, com destaque para a pintura, bordados, reciclagem de papel, peças decorativas e trabalhos em madeira.

São trabalhos de três áreas distintas, mas o objectivo é comum: estimular e valorizar o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem das pessoas portadoras de deficiência, promovendo a sua integração social e profissional.
O desporto, a pintura, o teatro, um programa de rádio interno e um rancho folclórico são outras actividades que envolvem os utentes desta instituição de ensino especial.

De 6 a 10 de Novembro todas as pessoas poderão vir conhecer todas estas actividades nas instalações do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, em Alferrarede, uma instituição com três décadas de trabalho ao serviço de pessoas especiais.

 

Data de introdução: 2006-10-24



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O governo português não gasta o suficiente com saúde
No primeiro fim-de-semana de agosto várias urgências de obstetrícia e também urgências pediátricas estiveram encerradas. Algo que continua a ser notícia, mas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A autonomia das IPSS é a cura da Cooperação
Tenho de o escrever. E tratando-se de coisa jurídica, escrevo-o como quem, durante longos anos, tem sido promotor social em variados setores, menos na deficiência. É um certificado...